Este artigo tem por objetivo fazer um relato de experiência das ações realizadas na Escola Municipal Profa. Francisca Pereira, situada no bairro Parque da Nações, na cidade de Manaus, que, em 2011, passou por situações conflitosas no âmbito da gestão, o que se refletiu na insatisfação da comunidade, bem como no desempenho escolar dos estudantes. Em 2012, com a chegada de um novo gestor, mudanças aconteceram de forma rápida e estruturada, envolvendo desde o espaço escolar até atividades de cunho pedagógico, a partir de uma análise mais criteriosa dos dados estatísticos oriundos dos resultados das avaliações em larga escala – ADE (municipal) e IDEB (nacional). Em 2015, trazendo a visão de novos horizontes para romper com os desafios da defasagem cognitiva, um Plano de Ação foi aplicado, objetivando trabalhar arduamente conteúdos básicos de Língua Portuguesa e Matemática a fim de melhorar a proficiência dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental 2 e, consequentemente, o IDEB da escola. Como resultado, nos anos subsequentes, houve visível crescimento da nota e do nível de proficiência dos alunos nas avaliações externas.