Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESULTADOS EXITOSOS DO PLANO DE AÇÃO PARA A MELHORIA DA PROFICIÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DA E.M. PROF.ª FRANCISCA PEREIRA DE ARAÚJO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88868
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1973
    "inscrito_id" => 7837
    "titulo" => "RESULTADOS EXITOSOS DO PLANO DE AÇÃO PARA A MELHORIA DA PROFICIÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DA E.M. PROF.ª FRANCISCA PEREIRA DE ARAÚJO"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo fazer um relato de experiência das ações realizadas na Escola Municipal Profa. Francisca Pereira, situada no bairro Parque da Nações, na cidade de Manaus, que, em 2011, passou por situações conflitosas no âmbito da gestão, o que se refletiu na insatisfação da comunidade, bem como no desempenho escolar dos estudantes. Em 2012, com a chegada de um novo gestor, mudanças aconteceram de forma rápida e estruturada, envolvendo desde o espaço escolar até atividades de cunho pedagógico, a partir de uma análise mais criteriosa dos dados estatísticos oriundos dos resultados das avaliações em larga escala – ADE (municipal) e IDEB (nacional). Em 2015, trazendo a visão de novos horizontes para romper com os desafios da defasagem cognitiva, um Plano de Ação foi aplicado, objetivando trabalhar arduamente conteúdos básicos de Língua Portuguesa e Matemática a fim de melhorar a proficiência dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental 2 e, consequentemente, o IDEB da escola. Como resultado, nos anos subsequentes, houve visível crescimento da nota e do nível de proficiência dos alunos nas avaliações externas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID7837_TB1973_25072022112015.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDLA DOS ANJOS CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "EDLA DOS ANJOS"
    "autor_email" => "edlaanjos2015@gmail.com.b"
    "autor_ies" => "ESBAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88868
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1973
    "inscrito_id" => 7837
    "titulo" => "RESULTADOS EXITOSOS DO PLANO DE AÇÃO PARA A MELHORIA DA PROFICIÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DA E.M. PROF.ª FRANCISCA PEREIRA DE ARAÚJO"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo fazer um relato de experiência das ações realizadas na Escola Municipal Profa. Francisca Pereira, situada no bairro Parque da Nações, na cidade de Manaus, que, em 2011, passou por situações conflitosas no âmbito da gestão, o que se refletiu na insatisfação da comunidade, bem como no desempenho escolar dos estudantes. Em 2012, com a chegada de um novo gestor, mudanças aconteceram de forma rápida e estruturada, envolvendo desde o espaço escolar até atividades de cunho pedagógico, a partir de uma análise mais criteriosa dos dados estatísticos oriundos dos resultados das avaliações em larga escala – ADE (municipal) e IDEB (nacional). Em 2015, trazendo a visão de novos horizontes para romper com os desafios da defasagem cognitiva, um Plano de Ação foi aplicado, objetivando trabalhar arduamente conteúdos básicos de Língua Portuguesa e Matemática a fim de melhorar a proficiência dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental 2 e, consequentemente, o IDEB da escola. Como resultado, nos anos subsequentes, houve visível crescimento da nota e do nível de proficiência dos alunos nas avaliações externas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID7837_TB1973_25072022112015.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDLA DOS ANJOS CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "EDLA DOS ANJOS"
    "autor_email" => "edlaanjos2015@gmail.com.b"
    "autor_ies" => "ESBAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer um relato de experiência das ações realizadas na Escola Municipal Profa. Francisca Pereira, situada no bairro Parque da Nações, na cidade de Manaus, que, em 2011, passou por situações conflitosas no âmbito da gestão, o que se refletiu na insatisfação da comunidade, bem como no desempenho escolar dos estudantes. Em 2012, com a chegada de um novo gestor, mudanças aconteceram de forma rápida e estruturada, envolvendo desde o espaço escolar até atividades de cunho pedagógico, a partir de uma análise mais criteriosa dos dados estatísticos oriundos dos resultados das avaliações em larga escala – ADE (municipal) e IDEB (nacional). Em 2015, trazendo a visão de novos horizontes para romper com os desafios da defasagem cognitiva, um Plano de Ação foi aplicado, objetivando trabalhar arduamente conteúdos básicos de Língua Portuguesa e Matemática a fim de melhorar a proficiência dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental 2 e, consequentemente, o IDEB da escola. Como resultado, nos anos subsequentes, houve visível crescimento da nota e do nível de proficiência dos alunos nas avaliações externas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.