A várias formas de inclusão social dos sujeitos vem ganhando um território cada vez mais fértil e cabível de reflexões interessantes no que pensamos sobre dinâmicas de direitos garantidos nos dispositivos legais e cunhado nas pressões dos movimentos da sociedade. Além disso, há uma mobilização na área da saúde e da educação para inteirar situações de complementação no desenvolvimento humano. O cumprimento da medida socioeducativa não deve ser executado apenas em sentido de guarda ou tutela do adolescente, ou seja, para dormir, se alimentar e em algumas vezes fazer práticas de lazer pontuais. O tema é importante no plano social, pois a ressocialização é um dos entraves no processo do cumprimento de medidas socioeducativas, pois quando o jovem adentra na unidade, o que muitas vezes há são atividades alheias ao real sentido das ações para os adolescentes. O caminho metodológico do trabalho se deu por meio da pesquisa bibliográfica, em que foi revisitado as principais obras dos autores na área de socioeducação e adolescência, bem como os documentos que apontam as garantias para inclusão desse grupo focal. O tipo de pesquisa se pauta para o aprofundamento dos estudos de uma determinado tema, fazendo confronto e compactuação de ideias, então requer do pesquisador uma experiência e prática de refinamento dos debates, no intuito de tornar a análise sem fronteiras, construindo um dado ativo para estimular o posicionamento dos outros leitores que vão consumir. Sendo assim, a Terapia Ocupacional (TO) aparece como uma ciência que estuda as atividades de vida diária em vários contextos e nesse limiar abordaremos a TO no Sistema socioeducativo, ou seja, com adolescentes que por algum motivo cumprem uma medida socioeducativa.