Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA EDUCACIONAL FERRAMENTA MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89004
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2158
    "inscrito_id" => 10756
    "titulo" => "TECNOLOGIA EDUCACIONAL FERRAMENTA MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O objetivo desse trabalho é investigar as dificuldades dos docentes no uso da tecnologia no ensinoremoto, para aquisição do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem; através de entrevista.Tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas. O problema envolve o questionamento: por queos docentes não possuem domínio da tecnologia na prática pedagógica? Tem como público alvo umaDocente dos Anos Iniciais no Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Campos dosGoytacazes/RJ/Brasil. Para Godoy (2020) o sistema educacional brasileiro, devido a pandemia e osaltos índices de contaminação de COVID-19, precisou mudar o modelo de ensino no país, saindo domodo presencial para o modo remoto. Portanto, mediante a esses dados a pesquisa dessa temática é degrande relevância para sociedade. A metodologia desse trabalho caracteriza-se por ser bibliográficatendo em vista que utiliza fontes teóricas, qualitativa por se apropriar da subjetividade dos autores, eexploratória por aproximar o fenômeno “tecnologia no ensino remoto” da comunidade científica.Segundo Lakatos e Marconi (2003) a pesquisa qualitativa é aquela que apresenta mecanismo deestudos minuciosos com o propósito de mapear narrativa através do diálogo que aproxima da origemdos agentes comunitários. Os autores utilizados foram: Lévy (1999), Valente (2005), Moran (2006),Kenski (2008), Ramos (2012), dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10756_TB2158_30072022181811.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NELI SILVA DO CARMO REIS"
    "autor_nome_curto" => "NELI"
    "autor_email" => "nelisilvasilva207@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89004
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2158
    "inscrito_id" => 10756
    "titulo" => "TECNOLOGIA EDUCACIONAL FERRAMENTA MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O objetivo desse trabalho é investigar as dificuldades dos docentes no uso da tecnologia no ensinoremoto, para aquisição do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem; através de entrevista.Tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas. O problema envolve o questionamento: por queos docentes não possuem domínio da tecnologia na prática pedagógica? Tem como público alvo umaDocente dos Anos Iniciais no Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Campos dosGoytacazes/RJ/Brasil. Para Godoy (2020) o sistema educacional brasileiro, devido a pandemia e osaltos índices de contaminação de COVID-19, precisou mudar o modelo de ensino no país, saindo domodo presencial para o modo remoto. Portanto, mediante a esses dados a pesquisa dessa temática é degrande relevância para sociedade. A metodologia desse trabalho caracteriza-se por ser bibliográficatendo em vista que utiliza fontes teóricas, qualitativa por se apropriar da subjetividade dos autores, eexploratória por aproximar o fenômeno “tecnologia no ensino remoto” da comunidade científica.Segundo Lakatos e Marconi (2003) a pesquisa qualitativa é aquela que apresenta mecanismo deestudos minuciosos com o propósito de mapear narrativa através do diálogo que aproxima da origemdos agentes comunitários. Os autores utilizados foram: Lévy (1999), Valente (2005), Moran (2006),Kenski (2008), Ramos (2012), dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10756_TB2158_30072022181811.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NELI SILVA DO CARMO REIS"
    "autor_nome_curto" => "NELI"
    "autor_email" => "nelisilvasilva207@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O objetivo desse trabalho é investigar as dificuldades dos docentes no uso da tecnologia no ensinoremoto, para aquisição do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem; através de entrevista.Tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas. O problema envolve o questionamento: por queos docentes não possuem domínio da tecnologia na prática pedagógica? Tem como público alvo umaDocente dos Anos Iniciais no Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Campos dosGoytacazes/RJ/Brasil. Para Godoy (2020) o sistema educacional brasileiro, devido a pandemia e osaltos índices de contaminação de COVID-19, precisou mudar o modelo de ensino no país, saindo domodo presencial para o modo remoto. Portanto, mediante a esses dados a pesquisa dessa temática é degrande relevância para sociedade. A metodologia desse trabalho caracteriza-se por ser bibliográficatendo em vista que utiliza fontes teóricas, qualitativa por se apropriar da subjetividade dos autores, eexploratória por aproximar o fenômeno “tecnologia no ensino remoto” da comunidade científica.Segundo Lakatos e Marconi (2003) a pesquisa qualitativa é aquela que apresenta mecanismo deestudos minuciosos com o propósito de mapear narrativa através do diálogo que aproxima da origemdos agentes comunitários. Os autores utilizados foram: Lévy (1999), Valente (2005), Moran (2006),Kenski (2008), Ramos (2012), dentre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.