Este trabalho vem apresentar uma narrativa da (in)visi-possibi-lidade da mulher tourense, como parte da teoria do pensamento pedagógico, ao qual retrata a figura de uma mulher feminina, guerreira, que buscou seu ideal na educação. Partindo do pensamento de teóricos como Freire (1996), Cunha; Machado: Júnior (2018), Moraes (2010). Através da discrição da narrativa, foi utilizada a Entrevista Semiestruturada, no âmbito da investigação qualitativa ao qual possibilitou retratar as vivências desse expoente da educação do município de Touros/RN. Resultados e Discussão: Caracteriza-se por abordar questões relacionadas às singularidades do campo e do indivíduo pesquisado, retratando sua formação, experiências da práxis, perspectivas aos presentes e futuros professores, ao qual permitiu o aprofundamento das investigações, a combinação de histórias de vida com contextos sócios–históricos. Conclusão: As narrativas resultaram os desejos e potencialidades almejadas pela respondente, destacando a necessidade do reconhecimento no espaço do trabalho.