A Educação de jovens e adultos – EJA, é uma modalidade da Educação Básica que, potencialmente, trabalha a capacidade de percepção e transformação do meio ao qual o aluno está inserido, observando suas necessidades e dificuldades. Dessa forma o trabalho desenvolvido, teve como prioridade investigar como a turma da EJA compreende o ensino de ciências, os temas de interesse da turma na área e se conseguem manusear computadores? O estudo desenvolvido ocorreu na escola Gilson Firmino da Silva, município de Currais Novos-RN, com finalidade de caracterizar uma turma de EJA alvo da pesquisa, identificar a compreensão sobre ensino de ciências da natureza e temas importantes de curiosidade da turma e problematizar a habilidade de manuseio com computadores e a capacidade de buscarem na rede de internet assuntos que dialoguem com seu cotidiano e com as ciências da natureza. A metodologia se desenvolveu pela abordagem qualitativa e tipo Pesquisa-Ação Colaborativa Diagnóstica (GOMES, 2015), pelo contato inicial de diagnose com a turma, através do procedimento de entrevista coletiva, seguido da ação didática de aprofundamento do tema. O tema escolhido pela turma para aprofundamento na ação didática foi a pandemia. Ademais, a ação feita na turma possibilitou que um ponto de largada fosse dado à inclusão digital e ao ensino de ciências, despertando o interesse e curiosidade pelo mundo científico e tecnológico.