No cenário atual podemos observar a busca por uma prática educativa envolvente e que engaje os estudantes. Dito isto, o presente artigo traz elementos de suma importância para que essa ideia de um ensino tradicional se torne cada vez menos usado, dando espaço para práticas tecnológicas e inovadoras, assim como as metodologias ativas. A cultura maker surge em um momento ímpar, fortalecendo uma nova realidade de ensino. Tendo como objetivo a mudança de pensamento, a mesma nos mostra que cada vez mais as tecnologias e processo de ensino-aprendizagem vem contribuindo com a realidade atual. Neste artigo buscamos refletir sobre a contribuição da cultura maker para a formação docente, entendendo a mesma como uma potencializadora para os processos de ensino e aprendizagem. No campo metodológico, utilizamos na coleta dos dados, as abordagens quantitativa e qualitativa considerando tais abordagens como as mais adequadas para o desenvolvimento das questões trabalhadas, visto que nos ajudou a tratar das relações dos dados coletados e analisados, bem como os seus significados e valores (MINAYO, 1996). Ao nos debruçarmos sobre os dados, emergiram, as seguintes categorias de análise: a)concepções sobre a cultura maker; b)importância da cultura maker. Essa construção foi ancorada na compreensão de que categoria é um procedimento utilizado para agrupar elementos ou aspectos com características comuns. (MINAYO, 1998). Os resultados da pesquisa evidenciam a disposição dos sujeitos em aprenderem sobre a contribuição da cultura maker para os processos de ensino e aprendizagem e da importância de maiores debates e atividades a respeito da temática.