Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa baseada na metodologia da história oral, realizada com 4 professoras das redes de educação pública e privada de cidades da Paraíba, acerca do ensino de história no período da pandemia da COVID-19. O presente estudo buscou compreender questões ligadas ao funcionamento das aulas, adaptações das metodologias de ensino e das relações entre professores e alunos nesse contexto, além de abarcar suas dificuldades e potencialidades visto que, o estudo de história pode trazer grandes benefícios na construção de sujeitos críticos que saibam ler o contexto atual, atitude necessária no momento pandêmico. Esse estudo baseou-se em autores como Paulo Freire no que concerne ao processo educativo como um ato de esperança e amor, autores da atualidade que já falam sobre a pandemia como Santos(2020) e outros autores focados no ensino de história e de contextos sociais a exemplo de Almeida(2022) e nos documentos oficiais que regem o ensino de história como a BNCC e os PCNs. Os resultados da pesquisa demonstraram um grande realce de problemas socioeconômicos nas famílias, o que resultou na exclusão de muitos alunos das atividades de ensino remotas e por consequência do processo educativo, muito necessário para a construção dos sujeitos como um todo. Além disso, as professoras apontaram muitos desafios relacionados ao uso de tecnologias e da adaptação de metodologias que adequassem o ensino a modalidade remota trazendo aprendizados significativos para os estudantes. Neste contexto, as professoras demonstraram muita força e determinação, reinventando-se de diversas maneiras por acreditarem no poder da educação