O presente artigo vem propor uma breve apresentação sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas aulas de química. Inicialmente, foi descrito como deu-se a aplicação dessas tecnologias por toda ótica educacional, conseguintemente, ao longo da pesquisa, direcionou-se o seu uso à disciplina de química do ensino superior. Sabe-se que, a tecnologia aparece como ferramenta para renovar as tendências pedagógicas tradicionais e ultrapassadas no ensino, no entanto, com a finalidade de que o ambiente educativo se transforme em algo novo que chame a atenção do aluno contemporâneo. Diante desta realidade, foi realizado um estudo bibliográfico sobre estudos que abordaram esse contexto para exemplificar a importância do uso das tecnologias digitais e o quanto essas tecnologias influenciam positivamente no aprendizado da disciplina de química ao longo dos anos. Analisando também o que essas tecnologias trazem consigo diante de uma complexidade enraizada por ser de difícil compreensão no processo de ensino e aprendizagem para a maioria dos discentes em sala de aula. Diante do exposto, o docente de Química, dever ter o uso das TDIC’s e principalmente os Softwares Educacionais (SE), como aliados na sua metodologia de ensino, saindo assim do tradicionalismo, objetivando agregar conhecimentos aos alunos e também ao próprio docente.