A Arteterapia tem se tornando uma grande alternativa para auxiliar os professores em suas estratégias de ensino na educação infantil, pois através da arte o processo de aprendizagem da criança torna-se mais abrangente e também contribui na formação da personalidade. Objetivando compreender a importância da Arteterapia na formação da personalidade e no processo de aprendizagem no aluno de educação infantil, usamos como aporte teórico Reis (2014), Mello (2009), Barcelos (2004), Cordeiro (2019), Giagio (2010), Souza (c2021), Florindo (2014), Jung (1996), Calixto (2020), Mello (2009) para a construção do marco histórico da Arteterapia e sua importância, Freud (1940), Ramos (1990), Ausubel (1982) e Vygotsky (2001) na formação da personalidade e processos do aprendizado infantil. Considera-se que a Arteterapia tem grande potencial para preencher espaços na Educação Infantil, onde muitas das vezes o objetivo principal na Educação Infantil não perpassa pela arte e nem pela importância do manuseio de materiais artísticos. Devemos considerar a Arteterapia como uma ferramenta indispensável na educação, considerando todo trajeto de descobertas de Freud e Jung, visto que a partir do inconsciente o indivíduo consegue colocar na arte tudo aquilo que não alcança com palavras, ajudando nos seus processos de descobertas. Tais processos de desenvolvimento com a arte propicia uma boa aprendizagem, pois, ao ter contato com esses fundamentos na educação, de forma lúdica, conseguirá apropriar-se do conceito que necessitará naquele momento e auxiliará na formação da personalidade, tornando sujeitos ativos, desenvolvendo habilidades socioemocionais e respeitando as várias individualidades que lidará no seu crescimento na escola e em toda a sua vida.