SOFTWARE LIVRE E CIDADANIA DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPO PÓS-PANDÊMICO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90791 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4555 "inscrito_id" => 11472 "titulo" => "SOFTWARE LIVRE E CIDADANIA DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPO PÓS-PANDÊMICO" "resumo" => "A escola pública brasileira sempre enfrentou dificuldades no que diz respeito à inserção de tecnologias digitais na sala de aula e, assim, promover o exercício da cidadania digital. Com a eclosão da pandemia da covid-19 no ano de 2020, instituições de ensino de todo o mundo tiveram suas atividades temporariamente paralisadas e, gradativamente, substituídas pelo trabalho remoto. Neste processo, surgiram diversos desafios para alunos e professores que não estavam habituados a fazer uso massivo de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Dentre os tantos problemas sociais que foram revelados durante o período de lockdown, observou-se também a falta de recursos tecnológicos nas casas dos estudantes e de letramento digital (de alunos e professores). De caráter bibliográfico e natureza qualitativa, este artigo tem o objetivo de avaliar como os softwares livres (e de código aberto) podem contribuir em tempos pós-pandêmicos para a promoção da cidadania digital na escola pública, uma vez que surgem com a ideia de que sejam ferramentas tecnológicas acessíveis a todos e que sejam usados e ensinados nas escolas. De acordo com os resultados obtidos, conclui que o uso dos softwares livres nas escolas públicas, ao contrário do vastamente utilizado software proprietário, contribui para o exercício dos “Nove Elementos da Cidadania Digital”, bem como para um letramento digital que há algumas décadas vem se revelando cada vez mais necessária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11472_TB4555_01122022093650.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WENDELL BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "WENDELL SANTOS" "autor_email" => "letras.wbs@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90791 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4555 "inscrito_id" => 11472 "titulo" => "SOFTWARE LIVRE E CIDADANIA DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPO PÓS-PANDÊMICO" "resumo" => "A escola pública brasileira sempre enfrentou dificuldades no que diz respeito à inserção de tecnologias digitais na sala de aula e, assim, promover o exercício da cidadania digital. Com a eclosão da pandemia da covid-19 no ano de 2020, instituições de ensino de todo o mundo tiveram suas atividades temporariamente paralisadas e, gradativamente, substituídas pelo trabalho remoto. Neste processo, surgiram diversos desafios para alunos e professores que não estavam habituados a fazer uso massivo de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Dentre os tantos problemas sociais que foram revelados durante o período de lockdown, observou-se também a falta de recursos tecnológicos nas casas dos estudantes e de letramento digital (de alunos e professores). De caráter bibliográfico e natureza qualitativa, este artigo tem o objetivo de avaliar como os softwares livres (e de código aberto) podem contribuir em tempos pós-pandêmicos para a promoção da cidadania digital na escola pública, uma vez que surgem com a ideia de que sejam ferramentas tecnológicas acessíveis a todos e que sejam usados e ensinados nas escolas. De acordo com os resultados obtidos, conclui que o uso dos softwares livres nas escolas públicas, ao contrário do vastamente utilizado software proprietário, contribui para o exercício dos “Nove Elementos da Cidadania Digital”, bem como para um letramento digital que há algumas décadas vem se revelando cada vez mais necessária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11472_TB4555_01122022093650.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WENDELL BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "WENDELL SANTOS" "autor_email" => "letras.wbs@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }