UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO ESTÉTICA DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ARTES VISUAIS: EM FOCO A PERFORMANCE ART “CARTAS A UM ARMÁRIO” (2019)
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89007 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2162 "inscrito_id" => 12268 "titulo" => "UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO ESTÉTICA DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ARTES VISUAIS: EM FOCO A PERFORMANCE ART “CARTAS A UM ARMÁRIO” (2019)" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento que discute a formação estética de professores e estudantes de uma licenciatura em Artes Visuais. São apresentados os movimentos de criação e apresentação de uma performance art que tensiona as relações políticas e micropolíticas entre a vida e a arte. Temos como questão problema: quais temas constituem a performance art “Cartas a um armário” (2019) realizada por professores de arte e estudantes de uma licenciatura em Artes Visuais? A partir desta questão, elabora-se o seguinte objetivo geral: compreender os temas da performance art “Cartas a um armário” (2019) realizada por professores de arte e estudantes de uma licenciatura em Artes Visuais. Esta é uma investigação qualitativa e se caracteriza como uma PEBA – Pesquisa Educacional Baseada em Arte, pois usa de um percurso de criação em arte para discutir questões acerca da educação. O referencial teórico tem como base as discussões de Bakhtin e o Círculo acerca da perspectiva dialógica da linguagem. Os resultados iniciais evidenciam que a constituição identitária dos sujeitos reverbera nas cartas-relatos de experiências de vida que tensionam o lugar de violência de determinados sujeitos com recortes sociais específicos, como gênero e sexualidade, e a relação com o contexto em que vivem e as posições responsivas que exercem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12268_TB2162_01122022193226.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ INACIO SPERBER" "autor_nome_curto" => "Inacio" "autor_email" => "joooseinacio@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89007 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2162 "inscrito_id" => 12268 "titulo" => "UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO ESTÉTICA DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ARTES VISUAIS: EM FOCO A PERFORMANCE ART “CARTAS A UM ARMÁRIO” (2019)" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento que discute a formação estética de professores e estudantes de uma licenciatura em Artes Visuais. São apresentados os movimentos de criação e apresentação de uma performance art que tensiona as relações políticas e micropolíticas entre a vida e a arte. Temos como questão problema: quais temas constituem a performance art “Cartas a um armário” (2019) realizada por professores de arte e estudantes de uma licenciatura em Artes Visuais? A partir desta questão, elabora-se o seguinte objetivo geral: compreender os temas da performance art “Cartas a um armário” (2019) realizada por professores de arte e estudantes de uma licenciatura em Artes Visuais. Esta é uma investigação qualitativa e se caracteriza como uma PEBA – Pesquisa Educacional Baseada em Arte, pois usa de um percurso de criação em arte para discutir questões acerca da educação. O referencial teórico tem como base as discussões de Bakhtin e o Círculo acerca da perspectiva dialógica da linguagem. Os resultados iniciais evidenciam que a constituição identitária dos sujeitos reverbera nas cartas-relatos de experiências de vida que tensionam o lugar de violência de determinados sujeitos com recortes sociais específicos, como gênero e sexualidade, e a relação com o contexto em que vivem e as posições responsivas que exercem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12268_TB2162_01122022193226.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ INACIO SPERBER" "autor_nome_curto" => "Inacio" "autor_email" => "joooseinacio@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }