“TORNANDO VISÍVEIS AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS” E “PLANEJAMENTO DE CONTEXTO”: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS DAS FORMAÇÕES CONTINUADA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE RIO LARGO-AL
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A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com embasamento teórico em Luckesi (2005) Malaguzzi (2005), Moro (2016), Libâneo (2005), Certeau (2005), Chizzotti (2001), Nilda Alves (2001) e a pesquisa documental a partir da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (2009), Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (2009) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). O estudo consiste em relatos das experiências da equipe de formação da Educação Infantil da rede municipal de Rio Largo-Al, de dois encontros formativos (abril e julho/2022) institulados respectivamente de: “Tornando visíveis as aprendizagens das crianças” e “Planejamento de contexto: uma jornada de encantamentos”. Em ambas formações foi possível dialogar com os docentes acerca da documentação pedagógica no processo de avaliação da e na educação infantil, perpassando desde a observação das crianças à organização dos registros. Também adentramos as discussões em torno dos direitos da aprendizagem (brincar, conviver, expressar, explorar, conhecer-se e participar) em diálogo com a organização da vida cotidiana, as microtransições e atividades de atenção pessoal apresentadas pela abordagem Pikler (alimentação, descanso, higiene). Foi possível promover a partir do percurso das formações com os docentes, a compreensão do quanto as crianças aprendem com o cotidiano, vivenciando e participando de práticas sociais e culturais com o corpo e pelo corpo, como também conscientizar a importância de observar, planejar a organização de espaços, tempos e materiais, avaliando e tornando visíveis estas aprendizagens a partir dos registros." 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