Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“TORNANDO VISÍVEIS AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS” E “PLANEJAMENTO DE CONTEXTO”: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS DAS FORMAÇÕES CONTINUADA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE RIO LARGO-AL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir acerca das experiências resultantes da formação continuada para professores da Educação Infantil da rede Municipal de Rio Largo/AL (2022). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com embasamento teórico em Luckesi (2005) Malaguzzi (2005), Moro (2016), Libâneo (2005), Certeau (2005), Chizzotti (2001), Nilda Alves (2001) e a pesquisa documental a partir da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (2009), Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (2009) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). O estudo consiste em relatos das experiências da equipe de formação da Educação Infantil da rede municipal de Rio Largo-Al, de dois encontros formativos (abril e julho/2022) institulados respectivamente de: “Tornando visíveis as aprendizagens das crianças” e “Planejamento de contexto: uma jornada de encantamentos”. Em ambas formações foi possível dialogar com os docentes acerca da documentação pedagógica no processo de avaliação da e na educação infantil, perpassando desde a observação das crianças à organização dos registros. Também adentramos as discussões em torno dos direitos da aprendizagem (brincar, conviver, expressar, explorar, conhecer-se e participar) em diálogo com a organização da vida cotidiana, as microtransições e atividades de atenção pessoal apresentadas pela abordagem Pikler (alimentação, descanso, higiene). Foi possível promover a partir do percurso das formações com os docentes, a compreensão do quanto as crianças aprendem com o cotidiano, vivenciando e participando de práticas sociais e culturais com o corpo e pelo corpo, como também conscientizar a importância de observar, planejar a organização de espaços, tempos e materiais, avaliando e tornando visíveis estas aprendizagens a partir dos registros.

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