A pesquisa apresentada, que segue seu decurso no Mestrado em Educação (PPGE/UFJF), visa a uma primeira aproximação do movimento histórico protagonizado pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho (CEM), no que tange à proposta curricular polivalente da instituição. Fundado em 1990, na perspectiva de acolhimento a menores em vulnerabilidade social, hoje é a única escola da rede municipal de Juiz de Fora que oferece, predominantemente e de forma presencial nos três turnos, a EJA. A sua (re)afirmação, neste âmbito, efetivou-se por meio de sua singular arregimentação na (re)constituição dos currículos praticados e na condução, aparentemente, autônoma de suas ações. Após os iniciais percursos investigativos, delimitou-se o enfoque temporal entre 2001 e 2014, com a pretensão de desvelar sua trajetória neste período, considerando o tempo exíguo do curso, e se propondo a desvelar as premissas de seus vieses educativo e social na tessitura de proposta(s) curricular(es) singulares para a EJA. Nesse percurso, já foram realizadas seis entrevistas que descortinam importantes processos e escolhas, no contexto histórico da instituição, capazes de lhe conferir singularidade no âmbito da rede municipal de ensino de Juiz de Fora.