Os minicursos são ferramentas importantes no contexto escolar, a realização dos mesmos proporciona para quem participa, um aprendizado significativo, tanto para os educadores quanto para os discentes. Assim este trabalho entreposto na linha de pesquisa: Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, tem como objetivo geral analisar a importância de minicursos nas disciplinas de eletivas como suporte às práticas pedagógicas no ensino médio na área de uma disciplina eletiva. A formulação do objetivo trouxe a definição de um conjunto de ações que foram caracterizadas nos objetivos específicos: identificar os modos de produção de minicursos associados aos conteúdos escolares em disciplinas de eletivas; compreender a produção de minicursos pelos estudantes e a sua contribuição na aquisição de saberes e discutir a utilização de minicursos como suporte as práticas pedagógicas no contexto das disciplinas de eletivas. Buscou-se embasamento teórico em artigos, dissertações e livros publicados de autores renomados, procurando ressaltar a real importância dos minicursos nas disciplinas de eletivas. Assim utilizando os minicursos, os estudantes podem melhorar na sua oralidade, na sua dicção e até mesmo falar em público, além de aprenderem mais sobre uma determinada área de interesse, adquirir conhecimentos por um ponto de vista bem diferente do que é ministrado em salas de aulas pelo ensino convencional.