Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENSAIOS SOBRE OS DESAFIOS E PERPECTIVAS DA PROFISSÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89519
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2816
    "inscrito_id" => 9773
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENSAIOS SOBRE OS DESAFIOS E PERPECTIVAS DA PROFISSÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Este estudo surge a partir das discussões iniciais que abordam sobre os cenários, desafios, medos e anseios da profissão docente em contexto histórico brasileiro que foram propostas aos estudantes do segundo período do curso de Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) campus situado no Sul do Amazonas, especificamente, na cidade de Humaitá. Assim, os objetivos do artigo se mantem alinhados de acordo com as reflexões que foram apresentadas para as discentes do curso sobre o trabalho docente, de modo que, foi possível através desde estudo I) conhecer o contexto histórico que circundam a formação de professores na história da educação brasileira; II) explorar sobre os desafios que a profissão docente precisa superar; e III) propiciar criticidade no que diz respeito a importância dos contextos e políticas públicas para a formação de professores. Em busca de resposta a problemática levantada, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com aporte teórico em Arendt (1957), Candau (2008) e Gatti (2017). Com base nas análises feitas a partir de buscas, leituras, questionamentos, indagações e diante das perspectivas apresentadas pelos autores trabalhados sobre a temática, foi possível perceber que o fazer docente enfrenta embates e lutas, que se fazem presente desde a formação inicial e se perpetua no decorrer da sua prática docente. Porém, estas leituras iniciais e este ato reflexivo de escrever sobre as discussões que fomentaram a campo da formação de professores foram fundamentais para construção da nossa identidade docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9773_TB2816_02122022001258.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINE TRINDADE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anacarolinetrindade718@gm"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89519
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2816
    "inscrito_id" => 9773
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENSAIOS SOBRE OS DESAFIOS E PERPECTIVAS DA PROFISSÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Este estudo surge a partir das discussões iniciais que abordam sobre os cenários, desafios, medos e anseios da profissão docente em contexto histórico brasileiro que foram propostas aos estudantes do segundo período do curso de Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) campus situado no Sul do Amazonas, especificamente, na cidade de Humaitá. Assim, os objetivos do artigo se mantem alinhados de acordo com as reflexões que foram apresentadas para as discentes do curso sobre o trabalho docente, de modo que, foi possível através desde estudo I) conhecer o contexto histórico que circundam a formação de professores na história da educação brasileira; II) explorar sobre os desafios que a profissão docente precisa superar; e III) propiciar criticidade no que diz respeito a importância dos contextos e políticas públicas para a formação de professores. Em busca de resposta a problemática levantada, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com aporte teórico em Arendt (1957), Candau (2008) e Gatti (2017). Com base nas análises feitas a partir de buscas, leituras, questionamentos, indagações e diante das perspectivas apresentadas pelos autores trabalhados sobre a temática, foi possível perceber que o fazer docente enfrenta embates e lutas, que se fazem presente desde a formação inicial e se perpetua no decorrer da sua prática docente. Porém, estas leituras iniciais e este ato reflexivo de escrever sobre as discussões que fomentaram a campo da formação de professores foram fundamentais para construção da nossa identidade docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9773_TB2816_02122022001258.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINE TRINDADE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anacarolinetrindade718@gm"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este estudo surge a partir das discussões iniciais que abordam sobre os cenários, desafios, medos e anseios da profissão docente em contexto histórico brasileiro que foram propostas aos estudantes do segundo período do curso de Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) campus situado no Sul do Amazonas, especificamente, na cidade de Humaitá. Assim, os objetivos do artigo se mantem alinhados de acordo com as reflexões que foram apresentadas para as discentes do curso sobre o trabalho docente, de modo que, foi possível através desde estudo I) conhecer o contexto histórico que circundam a formação de professores na história da educação brasileira; II) explorar sobre os desafios que a profissão docente precisa superar; e III) propiciar criticidade no que diz respeito a importância dos contextos e políticas públicas para a formação de professores. Em busca de resposta a problemática levantada, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com aporte teórico em Arendt (1957), Candau (2008) e Gatti (2017). Com base nas análises feitas a partir de buscas, leituras, questionamentos, indagações e diante das perspectivas apresentadas pelos autores trabalhados sobre a temática, foi possível perceber que o fazer docente enfrenta embates e lutas, que se fazem presente desde a formação inicial e se perpetua no decorrer da sua prática docente. Porém, estas leituras iniciais e este ato reflexivo de escrever sobre as discussões que fomentaram a campo da formação de professores foram fundamentais para construção da nossa identidade docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.