MONITORIA ACADÊMICA E SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90651 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4359 "inscrito_id" => 7459 "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA E SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A monitoria acadêmica é vista como um instrumento de incentivo no processo ensino-aprendizagem através do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que tenham em vista fortalecer a ligação teórico-prático, tendo por finalidade promover uma cooperação recíproca entre discentes e docentes. As funções de um monitor acadêmico é acompanhar os alunos da disciplina durante as aulas práticas em laboratórios ou aulas de campo e nas aulas teóricas colaborando com a retirada de dúvidas dos alunos diante do conteúdo ministrado pelos professores. O componente curricular Morfologia Vegetal é uma disciplina do quarto período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE-CAV, que por ser uma cadeira introdutória na área da botânica, uma grande quantidade de discentes apresentam dificuldades quanto ao seu aprendizado, gerando algumas vezes recuperações e/ou reprovações. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência e importância da monitoria acadêmica na vida do monitor licenciando, que é através desta que o aluno tem seus primeiros contatos com o mundo da docência e é onde acaba surgindo novas perspectivas profissionais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado nas vivências como discente-monitora voluntária da disciplina “Morfologia Vegetal” sob a orientação da Professora Doutora Tarcila Correia de Lima Nadia. Ofertado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, este componente é oferecido a discentes do 4º período. A experiência ocorreu na Universidade Federal de Pernambuco, no campus Centro Acadêmico da Vitória durante os semestres 2020.1, 2020.2, 2021.1 e 2021.2, tendo uma carga horária de 12 horas semanais para atender e tirar dúvidas dos alunos, usando como ferramenta metodológica revisões sobre as aulas teóricas e práticas ministradas pela docente. Resultados: Observa-se que a prática da monitoria acadêmica estimula a pesquisa científica e que, na maioria das vezes, a ideia de ser monitor traz resultados positivos que são obtidos através do apreço que o discente desenvolve por determinadas disciplinas. Além disso, é um espaço onde o estudante explora suas relações interpessoais, onde o mesmo tem seu primeiro convívio com a docência e um contato maior com a área escolhida, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID7459_TB4359_08092022195301.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA SANTOS" "autor_email" => "natalia.santossilva@ufpe." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAV" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90651 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4359 "inscrito_id" => 7459 "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA E SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A monitoria acadêmica é vista como um instrumento de incentivo no processo ensino-aprendizagem através do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que tenham em vista fortalecer a ligação teórico-prático, tendo por finalidade promover uma cooperação recíproca entre discentes e docentes. As funções de um monitor acadêmico é acompanhar os alunos da disciplina durante as aulas práticas em laboratórios ou aulas de campo e nas aulas teóricas colaborando com a retirada de dúvidas dos alunos diante do conteúdo ministrado pelos professores. O componente curricular Morfologia Vegetal é uma disciplina do quarto período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE-CAV, que por ser uma cadeira introdutória na área da botânica, uma grande quantidade de discentes apresentam dificuldades quanto ao seu aprendizado, gerando algumas vezes recuperações e/ou reprovações. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência e importância da monitoria acadêmica na vida do monitor licenciando, que é através desta que o aluno tem seus primeiros contatos com o mundo da docência e é onde acaba surgindo novas perspectivas profissionais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado nas vivências como discente-monitora voluntária da disciplina “Morfologia Vegetal” sob a orientação da Professora Doutora Tarcila Correia de Lima Nadia. Ofertado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, este componente é oferecido a discentes do 4º período. A experiência ocorreu na Universidade Federal de Pernambuco, no campus Centro Acadêmico da Vitória durante os semestres 2020.1, 2020.2, 2021.1 e 2021.2, tendo uma carga horária de 12 horas semanais para atender e tirar dúvidas dos alunos, usando como ferramenta metodológica revisões sobre as aulas teóricas e práticas ministradas pela docente. Resultados: Observa-se que a prática da monitoria acadêmica estimula a pesquisa científica e que, na maioria das vezes, a ideia de ser monitor traz resultados positivos que são obtidos através do apreço que o discente desenvolve por determinadas disciplinas. Além disso, é um espaço onde o estudante explora suas relações interpessoais, onde o mesmo tem seu primeiro convívio com a docência e um contato maior com a área escolhida, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID7459_TB4359_08092022195301.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA SANTOS" "autor_email" => "natalia.santossilva@ufpe." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAV" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }