Sabe-se que a formação da cidadania se inicia na educação infantil e que a melhor forma de promover cidadania é por meio de processos educativos. A vulnerabilidade social dificulta a formação cidadã e é manifesta não apenas na ausência do acesso aos direitos, mas principalmente na falta de acesso à oportunidades. A saúde mental não só em adultos, mas também em crianças e em adolescentes é determinada também por fatores sociais. A educação como fator primordial ao exercício da cidadania pode ser considerada uma forma de minorar as desigualdades sociais, para tanto, executou-se em dois grandes bairros na Cidade de Petrolina-PE, atividades voltadas para a educação e cidadania tendo como público crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Buscou - se não apenas trabalhar a autonomia, a autoconfiança, a criatividade, a expressão de sentimentos e conflitos, a motivação, a (re)construção da autoestima, mas trabalhar a educação como forma de possibilidade de uma mudança de futuro através de projetos, tais como: Projeto de leitura: aprendendo a ler com prazer, onde seu objetivo foi contribuir para o despertar da importância da leitura na formação do cidadão, procurando desenvolver o hábito e o prazer por este tipo de atividade; Saúde mental, cujo objetivo do projeto foi desenvolver a comunicação verbal e não-verbal elencando as dificuldades associadas ao período da pandemia; e Educação Ambiental, onde no projeto, trabalhou-se a proposta voltada para a importância da sustentabilidade para o Planeta, apresentando de forma teórica e prática como as mudanças de atitudes e de comportamentos podem mudar o nosso dia a dia, abordando práticas de sustentabilidade através do melhor uso da água e energia e como economiza-las e de como tais práticas se fazem necessárias não só para redução de despesas, mas para gerar qualidade de vida para essa geração e para as gerações futuras.