Este relato de experiência se propõe a apresentar o processo de elaboração do podcast “Musicontos” criado e desenvolvido pelos alunos participantes do Programa de Iniciação de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) campus Engenheiro Coelho. O PIBID tem sido valorizado por professores e alunos e tem contribuído para o desenvolvimento musical e social dos seus participantes. A proposta é descrever os procedimentos de preparação e execução do projeto. Como pesquisa qualitativa, enfocará o caráter subjetivo do objeto analisado, apresentando as experiências e estudando as especificidades do objeto. O referencial teórico metodológico está fundamentado em Soares (2006), Swanwick (2003) e Lima e Stencel (2012). A Educomunicação integrou conteúdos curriculares com as percepções do estudante e propôs uma intervenção entre educação e mídias. Os principais resultados obtidos nos levam a concluir que apesar da pandemia covid-19, os graduandos participantes do PIBID puderam desenvolver experiências concretas no contexto acadêmicos e alcançar êxito neste projeto diferenciado da educação musical. Foi possível pensar a educação de forma ampla e quebrar paradigmas relacionados a comunicação. Foi feita uma reflexão sobre o processo alcançado e a partir dos erros e acertos oferecer à comunidade acadêmica musical o podcast “Musicontos”.