Este trabalho relata o projeto de ensino desenvolvido acerca do conteúdo “Ginástica Laboral” apresentado na disciplina “Ergonomia”, ministrada no Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Conceição do Araguaia. O projeto foi desenvolvido em 7 etapas: levantamento de informações (bibliográficas e sobre a instituição), confecção de cartazes, elaboração do plano de execução da ginástica laboral, elaboração da apresentação do projeto, elaboração dos exercícios, treinamento dos monitores e execução dos exercícios da ginástica laboral. No decorrer do projeto, além de os discentes estudarem bastante eles tiveram a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico no desenvolvimento do projeto. Além da aprendizagem do conteúdo, a maioria dos discentes afirmou ter perdido a timidez ao falar em público, se sentir mais confiante e mais preparado para a atuação profissional, pois eles também tiveram a possibilidade de interagir com públicos distintos (técnicos administrativos, docentes e discentes), e que a maior recompensa foi descobrir que são capazes, que conseguiram superar o desafio proposto pela docente - que foi o projeto “Ginástica Laboral”. Com as técnicas de diálogo e observação foi possível perceber a aceitação do Projeto “Ginástica Laboral” pela turma, todos se empenharam em desenvolvê-lo da melhor forma possível; apesar de alguns no início estarem receosos, ao final, a empolgação era visível, todos estavam participando de todas as atividades. O projeto de pesquisa foi extremamente satisfatório, a docente conquistou o objetivo do ensino e os discentes agradeceram a oportunidade de aprendizado na prática.