Este trabalho, fundamentado sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético, é resultante de uma experiência do estágio curricular vivenciado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp-UFPE) entre 2021-2022. Essa pesquisa traz consigo a importância do trabalho dos Assistentes Sociais na política educacional, entendendo que a educação é primordial no processo de formação cidadã dos indivíduos. Importante ressaltar que este espaço sócio-ocupacional de atuação do Serviço Social foi regulamentada e posta como obrigatória, na forma da Lei nº 13.935/2019, porém ainda não implementada no Estado de Pernambuco. Diante destas considerações, partimos do entendimento do trabalho do Assistente Social, principalmente com a materialização da experiência do estágio curricular, a prática profissional nas escolas de educação básica, o que contribui diretamente com a futura inserção desta categoria na educação básica. Partindo do princípio que esta atuação lida diretamente com as expressões da questão social, com o enfrentamento das desigualdades que por sua vez atravessam o espaço educacional, produzindo assim muitas desigualdades no que diz respeito ao acesso e permanência dos estudantes. Por fim, considerando a conjuntura política, econômica e social, é primordial que as desigualdades sejam enfrentadas para a promoção de uma educação de qualidade, que inclua os indivíduos, capacitando-os, formando assim, cidadãos críticos e ativos em sociedade, assim é de direito à todos os brasileiros, diante da Constituição Federal de 1988.