Com uma geração cada vez mais conectada e aberta a transpor as fronteiras do mundo, o papel do professor transcende a reprodução de conteúdos pré-fabricados e modelos de ensino-aprendizagem engessados por décadas. Em consonância com o que fora estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular Nacional ( BNCC ) , em 2019, a necessidade de atualizar o ensino nas Escolas particulares e públicas do país, traz consigo como uma das atualizações essenciais, o ensino da educação financeira. Sendo protagonistas de seu aprendizado, construindo conceitos aula a aula , os alunos das turmas de 9° ano da Escola Municipal Iraci Rodrigues de Farias Melo trabalham o ensino da Educação Financeira e Consumo Consciente em aulas construídas de forma trans e interdisciplinar, com o intuito de despertar a percepção sobre a importância do tema, de tal modo que, aprendendo a gerir seus recursos, planejar-se financeiramente e consumir, de forma consciente, possam leva-los a poder desfrutar de uma vida melhor. Através de vídeos, são abordados e discutidos os conceitos básicos de Educação Financeira, Educação Fiscal e Consumo Consciente. Inicialmente, os alunos são estimulados a pesquisar e planilhar os gastos domésticos, onde, em sequência, são orientados a separar as despesas essenciais, necessárias e supérfluas presentes em seu dia a dia. Inicia-se uma campanha de conscientização cujo tema é o Consumo Consciente através da produção de tirinhas.. A criação por parte dos alunos do aplicativo “Banco Virtual “ Steam Bank, utilizado na Feira de Ciências e Matemática, trouxe consigo a oportunidade dos alunos refletir sobre as possibilidades de investimentos nas empresas da própria Feira. Dessa forma, o projeto fez com que os alunos pudessem refletir sobre ações individuais e coletivas que podem impactar a sua vida e a da sociedade, envolvendo questões culturais, econômicas, relativas a trabalho, consumo e dinheiro.