Este estudo tem como finalidade pesquisar como ocorre o processo de inclusão dos indivíduos surdos no ensino fundamental na rede pública municipal de Itaberaba. no estado da Bahia. A condução do estudo foi embasada na problemática aqui formulada e teve cunho qualitativo com estudo de caso. Neste sentido, foram ouvidos através de uma entrevista semi estruturada dois interpretes e quatro professores de três escolas do município, os resultados dão conta de que as professoras admitem que muitos surdos não estão inseridos no processo educacional questionam inclusive que a pouca preparação da família e a falta de ação governamental são fatores determinantes do processo de exclusão dos surdos na rede pública de ensino. São também poucas as estratégias para acolhimento, permanência e aprendizagem dos surdos incluídos utilizam o mesmo processo de avaliação destinado aos alunos ouvintes e afirmam que a deficiência auditiva em muito interfere no processo de aprendizagem. concluímos, portanto, que o sistema de educação pública municipal deve reestruturar-se de acordo com a legislação em vigor com fins de melhor acolher tanto os indivíduos surdos, promover a formação dos professores dirigentes e servidores da escola para um melhor processo de acolhida da população como um todo.