Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINAR GEOGRAFIA NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO SOBRE O USO DA SALA DE INFORMÁTICA E A PESQUISA ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90500
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4156
    "inscrito_id" => 9854
    "titulo" => "ENSINAR GEOGRAFIA NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO SOBRE O USO DA SALA DE INFORMÁTICA E A PESQUISA ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar através de uma pesquisa-ação colaborativa o uso da sala de informática e da internet na pesquisa escolar no ensino da geografia. Procurou-se inicialmente buscar uma fundamentação teórica sobre conceitos como, era da informação com Manuel Castells, inclusão digital e virtualidade do espaço vivido com os embasamentos teóricos de Pierre Lévy. Inicialmente aplicaram-se questionários para investigar o perfil dos sujeitos, quanto as suas percepções e contato com as novas tecnologias, sendo estes uma professora do ensino médio da Escola Estadual Abel Freire Coelho localizado no município de Mossoró-RN e alunos de duas turmas do 2° ano do Ensino Médio. A metodologia consistiu em acompanhar as práticas docentes por meio de registro filmográfico, sobretudo das atividades realizadas na sala de informática. Em seguida foi o momento de proporcionar a reflexão sobre a ação educativa, onde a professora participante da pesquisa pode assistir a suas aulas, e fazer considerações sobre sua prática. O segundo momento consistiu em uma ação colaborativa com o professor, onde foi proposta a construção de estratégias didáticas para trabalhar a pesquisa escolar, com o auxílio da internet. O produto final consistiu em uma construção de um jornal, em formato de site onde os alunos produziriam textos autorais com base na pesquisa, para compor as seções do jornal: política, economia, cidades, cultura e classificados. Como resultado da ação do pesquisador foram dadas considerações positivas por parte dos alunos que afirmaram ter participado de uma atividade nova que envolveu mais com o conteúdo e passou do habitual que era pesquisas na internet. Diante disso a professora pesquisadora colaboradora também fez considerações significativas ao admitir pouco conhecimento com a informática, a falta de preparação por parte dos programas governamentais e o pouco tempo para planejar suas aulas explorando mais as ferramentas da internet."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9854_TB4156_07092022100405.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EDJANIO RODRIGUES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Edjanio"
    "autor_email" => "edjaniogeo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90500
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4156
    "inscrito_id" => 9854
    "titulo" => "ENSINAR GEOGRAFIA NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO SOBRE O USO DA SALA DE INFORMÁTICA E A PESQUISA ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar através de uma pesquisa-ação colaborativa o uso da sala de informática e da internet na pesquisa escolar no ensino da geografia. Procurou-se inicialmente buscar uma fundamentação teórica sobre conceitos como, era da informação com Manuel Castells, inclusão digital e virtualidade do espaço vivido com os embasamentos teóricos de Pierre Lévy. Inicialmente aplicaram-se questionários para investigar o perfil dos sujeitos, quanto as suas percepções e contato com as novas tecnologias, sendo estes uma professora do ensino médio da Escola Estadual Abel Freire Coelho localizado no município de Mossoró-RN e alunos de duas turmas do 2° ano do Ensino Médio. A metodologia consistiu em acompanhar as práticas docentes por meio de registro filmográfico, sobretudo das atividades realizadas na sala de informática. Em seguida foi o momento de proporcionar a reflexão sobre a ação educativa, onde a professora participante da pesquisa pode assistir a suas aulas, e fazer considerações sobre sua prática. O segundo momento consistiu em uma ação colaborativa com o professor, onde foi proposta a construção de estratégias didáticas para trabalhar a pesquisa escolar, com o auxílio da internet. O produto final consistiu em uma construção de um jornal, em formato de site onde os alunos produziriam textos autorais com base na pesquisa, para compor as seções do jornal: política, economia, cidades, cultura e classificados. Como resultado da ação do pesquisador foram dadas considerações positivas por parte dos alunos que afirmaram ter participado de uma atividade nova que envolveu mais com o conteúdo e passou do habitual que era pesquisas na internet. Diante disso a professora pesquisadora colaboradora também fez considerações significativas ao admitir pouco conhecimento com a informática, a falta de preparação por parte dos programas governamentais e o pouco tempo para planejar suas aulas explorando mais as ferramentas da internet."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9854_TB4156_07092022100405.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EDJANIO RODRIGUES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Edjanio"
    "autor_email" => "edjaniogeo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar através de uma pesquisa-ação colaborativa o uso da sala de informática e da internet na pesquisa escolar no ensino da geografia. Procurou-se inicialmente buscar uma fundamentação teórica sobre conceitos como, era da informação com Manuel Castells, inclusão digital e virtualidade do espaço vivido com os embasamentos teóricos de Pierre Lévy. Inicialmente aplicaram-se questionários para investigar o perfil dos sujeitos, quanto as suas percepções e contato com as novas tecnologias, sendo estes uma professora do ensino médio da Escola Estadual Abel Freire Coelho localizado no município de Mossoró-RN e alunos de duas turmas do 2° ano do Ensino Médio. A metodologia consistiu em acompanhar as práticas docentes por meio de registro filmográfico, sobretudo das atividades realizadas na sala de informática. Em seguida foi o momento de proporcionar a reflexão sobre a ação educativa, onde a professora participante da pesquisa pode assistir a suas aulas, e fazer considerações sobre sua prática. O segundo momento consistiu em uma ação colaborativa com o professor, onde foi proposta a construção de estratégias didáticas para trabalhar a pesquisa escolar, com o auxílio da internet. O produto final consistiu em uma construção de um jornal, em formato de site onde os alunos produziriam textos autorais com base na pesquisa, para compor as seções do jornal: política, economia, cidades, cultura e classificados. Como resultado da ação do pesquisador foram dadas considerações positivas por parte dos alunos que afirmaram ter participado de uma atividade nova que envolveu mais com o conteúdo e passou do habitual que era pesquisas na internet. Diante disso a professora pesquisadora colaboradora também fez considerações significativas ao admitir pouco conhecimento com a informática, a falta de preparação por parte dos programas governamentais e o pouco tempo para planejar suas aulas explorando mais as ferramentas da internet.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.