O TEXTO COMO EIXO ARTICULADOR DAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDALMETAL I NO MUNICÍPIO DE PARINTINS – AM
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90496 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4151 "inscrito_id" => 10670 "titulo" => "O TEXTO COMO EIXO ARTICULADOR DAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDALMETAL I NO MUNICÍPIO DE PARINTINS – AM" "resumo" => "A formação de leitores e produtores de texto a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental requer condições favoráveis para inserção deles nas práticas sociais. Destaca-se, neste estudo que o processo de alfabetização e letramento deve ter como eixo articulador o texto como unidade comunicacional das facetas de inserção no mundo da escrita. O referencial teórico desta pesquisa é composto por Brasil (2017, 2018 e 1997), Cavazotti (2009), Cagliari (1998), Carvalho (2005), Farias (2013), Freire (2008 e 1984), Geraldi (1996), Gil (1999), Larocca; Saveli (2003), Lima (2015), Kleiman (2009), Kleiman; Moraes (1999), Rizzo (2005), Soares (2017) e Val (2007). Esta pesquisa de natureza qualitativa teve como finalidade investigar como o texto é trabalhado no processo de alfabetização e letramento no primeiro ano do Ensino Fundamental, tendo em vista as facetas de inserção no mundo da escrita. A pesquisa assume o enfoque dialético, compreendendo o homem como ser social e criador de sua própria realidade através da prática, utilizou-se como método o observacional e os seguintes instrumentos para a coleta de dados: observação direta das práticas alfabetizadoras, análise das atividades de alfabetização e letramento de três turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, sendo uma turma da escola privada e duas turmas de uma escola pública. A pesquisa de campo foi realizada no segundo semestre de 2018 ao primeiro semestre de 2019. Concluiu-se que, houve um grande avanço teórico metodológico nos processos de alfabetização e letramento, porém ainda no século XXI o método tradicional sintético ainda tem forte influência nas práticas alfabetizadoras, e que nesse processo o letramento não é contemplado. Por outro lado, há práticas pautadas no processo de alfabetizar letrando, considerando os estudos da linguagem sociointeracionista, as quais têm como unidade articuladora o texto no processo de alfabetizar e letrar, articuladas às facetas de aquisição da escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10670_TB4151_07092022044035.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÃN FELIPE VALENTE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUÃN" "autor_email" => "luanfelipe1921@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90496 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4151 "inscrito_id" => 10670 "titulo" => "O TEXTO COMO EIXO ARTICULADOR DAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDALMETAL I NO MUNICÍPIO DE PARINTINS – AM" "resumo" => "A formação de leitores e produtores de texto a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental requer condições favoráveis para inserção deles nas práticas sociais. Destaca-se, neste estudo que o processo de alfabetização e letramento deve ter como eixo articulador o texto como unidade comunicacional das facetas de inserção no mundo da escrita. O referencial teórico desta pesquisa é composto por Brasil (2017, 2018 e 1997), Cavazotti (2009), Cagliari (1998), Carvalho (2005), Farias (2013), Freire (2008 e 1984), Geraldi (1996), Gil (1999), Larocca; Saveli (2003), Lima (2015), Kleiman (2009), Kleiman; Moraes (1999), Rizzo (2005), Soares (2017) e Val (2007). Esta pesquisa de natureza qualitativa teve como finalidade investigar como o texto é trabalhado no processo de alfabetização e letramento no primeiro ano do Ensino Fundamental, tendo em vista as facetas de inserção no mundo da escrita. A pesquisa assume o enfoque dialético, compreendendo o homem como ser social e criador de sua própria realidade através da prática, utilizou-se como método o observacional e os seguintes instrumentos para a coleta de dados: observação direta das práticas alfabetizadoras, análise das atividades de alfabetização e letramento de três turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, sendo uma turma da escola privada e duas turmas de uma escola pública. A pesquisa de campo foi realizada no segundo semestre de 2018 ao primeiro semestre de 2019. Concluiu-se que, houve um grande avanço teórico metodológico nos processos de alfabetização e letramento, porém ainda no século XXI o método tradicional sintético ainda tem forte influência nas práticas alfabetizadoras, e que nesse processo o letramento não é contemplado. Por outro lado, há práticas pautadas no processo de alfabetizar letrando, considerando os estudos da linguagem sociointeracionista, as quais têm como unidade articuladora o texto no processo de alfabetizar e letrar, articuladas às facetas de aquisição da escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10670_TB4151_07092022044035.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÃN FELIPE VALENTE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUÃN" "autor_email" => "luanfelipe1921@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }