A formação de leitores e produtores de texto a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental requer condições favoráveis para inserção deles nas práticas sociais. Destaca-se, neste estudo que o processo de alfabetização e letramento deve ter como eixo articulador o texto como unidade comunicacional das facetas de inserção no mundo da escrita. O referencial teórico desta pesquisa é composto por Brasil (2017, 2018 e 1997), Cavazotti (2009), Cagliari (1998), Carvalho (2005), Farias (2013), Freire (2008 e 1984), Geraldi (1996), Gil (1999), Larocca; Saveli (2003), Lima (2015), Kleiman (2009), Kleiman; Moraes (1999), Rizzo (2005), Soares (2017) e Val (2007). Esta pesquisa de natureza qualitativa teve como finalidade investigar como o texto é trabalhado no processo de alfabetização e letramento no primeiro ano do Ensino Fundamental, tendo em vista as facetas de inserção no mundo da escrita. A pesquisa assume o enfoque dialético, compreendendo o homem como ser social e criador de sua própria realidade através da prática, utilizou-se como método o observacional e os seguintes instrumentos para a coleta de dados: observação direta das práticas alfabetizadoras, análise das atividades de alfabetização e letramento de três turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, sendo uma turma da escola privada e duas turmas de uma escola pública. A pesquisa de campo foi realizada no segundo semestre de 2018 ao primeiro semestre de 2019. Concluiu-se que, houve um grande avanço teórico metodológico nos processos de alfabetização e letramento, porém ainda no século XXI o método tradicional sintético ainda tem forte influência nas práticas alfabetizadoras, e que nesse processo o letramento não é contemplado. Por outro lado, há práticas pautadas no processo de alfabetizar letrando, considerando os estudos da linguagem sociointeracionista, as quais têm como unidade articuladora o texto no processo de alfabetizar e letrar, articuladas às facetas de aquisição da escrita.