Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARGUMENTAÇÃO E ENSINO DE QUÍMICA: ANALISANDO POSSÍVEIS TENDÊNCIAS NO ENEQ

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esse trabalho objetivou identificar as tendências de pesquisa acerca de argumentação nos trabalhos publicados no Encontro Nacional de Química (ENEQ) nos anos entre 2010 a 2018. Argumentar é defender uma ideia ou ponto de vista, ou seja é apresentar uma opinião fundamentada com o intuito de influenciar pessoas através da fala e sua linguagem de uma forma interativa, e essa ação favorece convencer o ouvinte ou leitor. Assim a argumentação no ensino de Química tem papel relevante no ambiente escolar tendo em vista que o seu uso favorece aprofundar a aprendizagem dos temas trabalhados e com isso faz com que o aluno construa suas habilidades críticas. Este trabalho possui caráter qualitativo e foi realizado a partir da análise bibliográfica, teórica e metodológica dos estudos publicados no ENEQ. Quando classificados pela área temática encontramos a maior parte dos trabalhos sobre Linguagem e Cognição. Os resultados encontrados mostram que com relação aos aspectos teóricos, as principais tendências são de educação ambiental e temas geradores. Os aspectos metodológicos quando analisados nos mostram que as principais tendências foram a partir de situação problema/ estudo de caso/ situação de estudo. Por consequência, torna-se necessário a aplicação de atividades que estimulem as habilidades argumentativas dos estudantes.

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