Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL DO SÉCULO XIX: REFLEXÕES INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89397
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2672
    "inscrito_id" => 12724
    "titulo" => "A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL DO SÉCULO XIX: REFLEXÕES INICIAIS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um estudo teórico em síntese, da história da formação de professores no Brasil, em especial, sobre sua profissionalização ao longo do século XIX. Nosso objetivo é refletir acerca desse processo de construção da profissão docente, a partir das leituras de obras como “História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa” (VICENTINI; LUGLI, 2009) e “Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente” (NÓVOA, 1991), entre outros. Essas considerações são extremamente importantes na atualidade frente aos ataques às universidades públicas, atuais referências em formação de professores e, sobretudo, mediante as tentativas de desmonte dos cursos de licenciaturas em pleno século XXI através de Notas, Portarias e/ou Pareceres elaboradas no âmbito do Conselho Nacional de Educação (MEC)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12724_TB2672_07102022220542.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENILSON FERNANDES DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "DENILSON AGUIAR"
    "autor_email" => "denilson_aguiar123@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89397
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2672
    "inscrito_id" => 12724
    "titulo" => "A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL DO SÉCULO XIX: REFLEXÕES INICIAIS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um estudo teórico em síntese, da história da formação de professores no Brasil, em especial, sobre sua profissionalização ao longo do século XIX. Nosso objetivo é refletir acerca desse processo de construção da profissão docente, a partir das leituras de obras como “História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa” (VICENTINI; LUGLI, 2009) e “Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente” (NÓVOA, 1991), entre outros. Essas considerações são extremamente importantes na atualidade frente aos ataques às universidades públicas, atuais referências em formação de professores e, sobretudo, mediante as tentativas de desmonte dos cursos de licenciaturas em pleno século XXI através de Notas, Portarias e/ou Pareceres elaboradas no âmbito do Conselho Nacional de Educação (MEC)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12724_TB2672_07102022220542.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENILSON FERNANDES DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "DENILSON AGUIAR"
    "autor_email" => "denilson_aguiar123@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo teórico em síntese, da história da formação de professores no Brasil, em especial, sobre sua profissionalização ao longo do século XIX. Nosso objetivo é refletir acerca desse processo de construção da profissão docente, a partir das leituras de obras como “História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa” (VICENTINI; LUGLI, 2009) e “Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente” (NÓVOA, 1991), entre outros. Essas considerações são extremamente importantes na atualidade frente aos ataques às universidades públicas, atuais referências em formação de professores e, sobretudo, mediante as tentativas de desmonte dos cursos de licenciaturas em pleno século XXI através de Notas, Portarias e/ou Pareceres elaboradas no âmbito do Conselho Nacional de Educação (MEC).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.