O mundo contemporâneo está interligado por diversas tecnologias e estas estão presentes no mercado de trabalho, nas residências e no espaço escolar. Com a grande oferta de celulares, tablets, computadores, vídeo games e outros aparatos tecnológicos, os jovens de hoje passam horas do dia conectadas ou jogando virtualmente. Partindo desse contexto, torna-se importante o resgate dos jogos/brincadeiras populares, a fim de estimular a prática destes pelos jovens de hoje e aproximá-los da família, uma vez que esses jogos estavam muito presentes na vida de seus familiares. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino em formato de sequência pedagógica, com o intuito de desenvolver a prática dos jogos populares nas aulas de Educação Física através da concepção das metodologias ativas, por rotação por estações. Desta forma, o problema de pesquisa é a seguinte questão: de que forma é possível desenvolver os jogos populares nas aulas de Educação Física a partir da utilização de metodologias ativas? Neste trabalho, inicialmente, é apresentado um texto e um vídeo sobre a temática para a discussão no espaço escolar e como tarefa de casa, um segundo vídeo e uma pequena entrevista com os familiares sobre quais jogos/brincadeiras populares eles praticavam na infância, seguindo os conceitos da sala de aula invertida. No segundo momento, presencialmente, propõe-se uma discussão sobre o conteúdo abordado no vídeo e a construção de uma tabela sobre os resultados das entrevistas. A terceira etapa da proposta contempla a rotação por estações, que proporciona aos alunos a realização das atividades mais citadas nas entrevistas. Espera-se que este trabalho possa ser utilizado por outros docentes e motivá-los para planejamentos que utilizem essas metodologias, a fim de desenvolver nos alunos o pensamento crítico e reflexivo, tornando-os mais autônomos e protagonistas no processo de ensino aprendizagem.