Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NEUTRALIZAÇÃO DO GÊNERO NA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA DISCUSSÃO POSSÍVEL EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88997
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2149
    "inscrito_id" => 9626
    "titulo" => "NEUTRALIZAÇÃO DO GÊNERO NA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA DISCUSSÃO POSSÍVEL EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é apresentar um trabalho de reflexão linguística sobre o gênero gramatical, realizado com alunos do 9º ano de uma escola municipal de João Pessoa (PB), tomando como pano de fundo o atual debate sobre a possibilidade (ou não) de neutralizar o gênero gramatical na língua portuguesa. Nesse sentido, admitimos que já existem algumas tentativas de neutralização do gênero sendo testadas, motivo pelo qual propusemos a análise dessas possibilidades sob seu contorno morfológico. Camara Jr. (2004 e 2015), Bechara (2006), Furtado da Cunha, Oliveira e Martelotta (2015) e Matos (2021) são algumas das referências teóricas que auxiliam na observação do fenômeno sob o prisma formal e funcionalista, tendo em vista que o recorte utilizado inspira forças de ordem prescritiva, movidas pelo sistema, mas também descritiva e social, movidas pelo uso. Para a realização do trabalho didático, solicitou-se aos estudantes que reescrevessem um determinado fragmento do Manual Escolar do Aluno, fazendo as alterações necessárias para adequá-lo a alguma das possibilidades de neutralização do gênero apresentadas previamente em aula. Os resultados da execução da atividade demonstraram que os discentes perceberam, em alguns casos, a existência da possibilidade dessa neutralização e são capazes de analisá-la criticamente, assim como também apontam lacunas e desafios dessas propostas. Concluiu-se que o estudo das possibilidades de neutralização do gênero merece atenção dos professores em sala de aula e que as mudanças sugeridas pela comunidade LGBTQIA+ precisam de mais tempo e estratégias para a conscientização educacional, experimentação e uso, até que sejam (ou não) efetivadas na modalidade escrita formal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9626_TB2149_27072022162809.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGINA CLAUDIA CUSTÓDIO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Regina Claudia"
    "autor_email" => "reginaclaudialima@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88997
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2149
    "inscrito_id" => 9626
    "titulo" => "NEUTRALIZAÇÃO DO GÊNERO NA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA DISCUSSÃO POSSÍVEL EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é apresentar um trabalho de reflexão linguística sobre o gênero gramatical, realizado com alunos do 9º ano de uma escola municipal de João Pessoa (PB), tomando como pano de fundo o atual debate sobre a possibilidade (ou não) de neutralizar o gênero gramatical na língua portuguesa. Nesse sentido, admitimos que já existem algumas tentativas de neutralização do gênero sendo testadas, motivo pelo qual propusemos a análise dessas possibilidades sob seu contorno morfológico. Camara Jr. (2004 e 2015), Bechara (2006), Furtado da Cunha, Oliveira e Martelotta (2015) e Matos (2021) são algumas das referências teóricas que auxiliam na observação do fenômeno sob o prisma formal e funcionalista, tendo em vista que o recorte utilizado inspira forças de ordem prescritiva, movidas pelo sistema, mas também descritiva e social, movidas pelo uso. Para a realização do trabalho didático, solicitou-se aos estudantes que reescrevessem um determinado fragmento do Manual Escolar do Aluno, fazendo as alterações necessárias para adequá-lo a alguma das possibilidades de neutralização do gênero apresentadas previamente em aula. Os resultados da execução da atividade demonstraram que os discentes perceberam, em alguns casos, a existência da possibilidade dessa neutralização e são capazes de analisá-la criticamente, assim como também apontam lacunas e desafios dessas propostas. Concluiu-se que o estudo das possibilidades de neutralização do gênero merece atenção dos professores em sala de aula e que as mudanças sugeridas pela comunidade LGBTQIA+ precisam de mais tempo e estratégias para a conscientização educacional, experimentação e uso, até que sejam (ou não) efetivadas na modalidade escrita formal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9626_TB2149_27072022162809.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGINA CLAUDIA CUSTÓDIO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Regina Claudia"
    "autor_email" => "reginaclaudialima@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um trabalho de reflexão linguística sobre o gênero gramatical, realizado com alunos do 9º ano de uma escola municipal de João Pessoa (PB), tomando como pano de fundo o atual debate sobre a possibilidade (ou não) de neutralizar o gênero gramatical na língua portuguesa. Nesse sentido, admitimos que já existem algumas tentativas de neutralização do gênero sendo testadas, motivo pelo qual propusemos a análise dessas possibilidades sob seu contorno morfológico. Camara Jr. (2004 e 2015), Bechara (2006), Furtado da Cunha, Oliveira e Martelotta (2015) e Matos (2021) são algumas das referências teóricas que auxiliam na observação do fenômeno sob o prisma formal e funcionalista, tendo em vista que o recorte utilizado inspira forças de ordem prescritiva, movidas pelo sistema, mas também descritiva e social, movidas pelo uso. Para a realização do trabalho didático, solicitou-se aos estudantes que reescrevessem um determinado fragmento do Manual Escolar do Aluno, fazendo as alterações necessárias para adequá-lo a alguma das possibilidades de neutralização do gênero apresentadas previamente em aula. Os resultados da execução da atividade demonstraram que os discentes perceberam, em alguns casos, a existência da possibilidade dessa neutralização e são capazes de analisá-la criticamente, assim como também apontam lacunas e desafios dessas propostas. Concluiu-se que o estudo das possibilidades de neutralização do gênero merece atenção dos professores em sala de aula e que as mudanças sugeridas pela comunidade LGBTQIA+ precisam de mais tempo e estratégias para a conscientização educacional, experimentação e uso, até que sejam (ou não) efetivadas na modalidade escrita formal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.