O Atendimento Educacional Especializado constitui-se parte da Educação Especial na perspectiva de uma educação inclusiva, visto que se trata de um serviço de educação, o qual identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade de modo que se eliminem barreiras, a fim de que haja a plena participação dos alunos, considerando-se as necessidades específicas de cada um. Nessa perspectiva, o presente trabalho consiste em uma abordagem acerca do Atendimento Educacional Especializado e sua relação com o currículo no ensino fundamental. Nesse sentido, o objetivo deste estudo consiste em investigar a finalidade do Atendimento Educacional Especializado para o ensino fundamental, bem como analisar o que a legislação e os documentos curriculares postulam sobre tal atendimento. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, através de análises bibliográficas de legislações, documentos curriculares e estudos que contemplam tal temática, bem como uma observação de como se dá o Atendimento Educacional Especializado na sala de Recursos Multifuncionais de uma escola municipal da cidade de Imperatriz – MA. Nesse viés, considera-se a grande relevância do Atendimento Educacional Especializado para os alunos que têm necessidades educacionais especiais, uma vez que tal atendimento tem em vista o propósito de dissipar barreiras, com o intuito de garantir uma educação de qualidade para todos os sujeitos, de tal modo que seja desenvolvida a autonomia e independência desses indivíduos tanto na escola quanto fora dela.