Em busca de uma prática pedagógica que valoriza a língua em uso, seja em sua manifestação escrita ou oral (SALLES; PILATI; NAVES, 2019) e que investe no estímulo à criatividade e inventividade do estudante (UNESCO, 1998), este trabalho visa demonstrar os resultados com o ensino de produção textual a estudantes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, na vivência como professora da Rede Municipal de Ensino do município de Igarassu (PE) pelo programa Ensina Brasil , uma rede nacional de formação de lideranças em educação. Essas turmas apresentam inúmeras deficiências de aprendizagem, cujas causas são ignoradas, mas manifestam como consequência uma incompatibilidade com os conhecimentos prévios esperados para esses anos de ensino. Portanto, a metodologia para a exposição deste trabalho consiste no relato de experiência da construção (LOPES, 1996) e aplicação de sequências didáticas voltadas para o aprendizado de estratégias de leitura (SOLÉ, 2014) e escrita com as referidas turmas, tendo em vista a recuperação da aprendizagem desses estudantes. A experiência revela tanto o progresso dos estudantes na elaboração do texto escrito, quanto a abertura para a expansão de uma escrita criativa, demonstrando a importância do investimento em leitura e produção textual no ambiente escolar como estratégia de letramento e alfabetização.