Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO HUMANA NA (CONTRA)REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BNCC REFERENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90211
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3646
    "inscrito_id" => 14398
    "titulo" => "O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO HUMANA NA (CONTRA)REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BNCC REFERENTE"
    "resumo" => "Nesse artigo analisa-se a reforma do Ensino Médio no Brasil, empreendida por meio da Lei nº 13.415/2017 e pela aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, em 2018. Resultado da investigação científica realizada, entre 2019 e 2021, como discente do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Recorreu-se a abordagem histórico-dialética como fundamento teórico-metodológico, procedendo-se uma pesquisa bibliográfica com destaque para os autores (as) da Pedagogia Histórico-Crítica e a pesquisa documental cujo foco foram as publicações do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, das organizações da sociedade civil, além da consulta aos documentos publicados pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, espaço da especificidade desta pesquisa, que se deu de forma empírica. Conclui-se que a reforma do ensino médio no Maranhão seguiu as orientações da política nacional de educação; sem contraposições e contou com a parceria do “terceiro setor”, este assessor das reformas estaduais, ainda no estado do Maranhão, esta encontra-se em processo de implementação em algumas escolas chamadas escola piloto, para que seja implementada posteriormente em toda a rede, e que fundamentou-se também na Pedagogia das Competências como base de construção do documento do território maranhense para o ensino médio que ainda está em processo de consulta pública, tendo toda a sua base construção contrária ao pressuposto da formação humana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14398_TB3646_01122022233637.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA ROBERTA COUTINHO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "PAULA COUTINHO"
    "autor_email" => "paulacoutinho.inova@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90211
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3646
    "inscrito_id" => 14398
    "titulo" => "O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO HUMANA NA (CONTRA)REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BNCC REFERENTE"
    "resumo" => "Nesse artigo analisa-se a reforma do Ensino Médio no Brasil, empreendida por meio da Lei nº 13.415/2017 e pela aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, em 2018. Resultado da investigação científica realizada, entre 2019 e 2021, como discente do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Recorreu-se a abordagem histórico-dialética como fundamento teórico-metodológico, procedendo-se uma pesquisa bibliográfica com destaque para os autores (as) da Pedagogia Histórico-Crítica e a pesquisa documental cujo foco foram as publicações do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, das organizações da sociedade civil, além da consulta aos documentos publicados pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, espaço da especificidade desta pesquisa, que se deu de forma empírica. Conclui-se que a reforma do ensino médio no Maranhão seguiu as orientações da política nacional de educação; sem contraposições e contou com a parceria do “terceiro setor”, este assessor das reformas estaduais, ainda no estado do Maranhão, esta encontra-se em processo de implementação em algumas escolas chamadas escola piloto, para que seja implementada posteriormente em toda a rede, e que fundamentou-se também na Pedagogia das Competências como base de construção do documento do território maranhense para o ensino médio que ainda está em processo de consulta pública, tendo toda a sua base construção contrária ao pressuposto da formação humana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14398_TB3646_01122022233637.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA ROBERTA COUTINHO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "PAULA COUTINHO"
    "autor_email" => "paulacoutinho.inova@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Nesse artigo analisa-se a reforma do Ensino Médio no Brasil, empreendida por meio da Lei nº 13.415/2017 e pela aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, em 2018. Resultado da investigação científica realizada, entre 2019 e 2021, como discente do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Recorreu-se a abordagem histórico-dialética como fundamento teórico-metodológico, procedendo-se uma pesquisa bibliográfica com destaque para os autores (as) da Pedagogia Histórico-Crítica e a pesquisa documental cujo foco foram as publicações do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, das organizações da sociedade civil, além da consulta aos documentos publicados pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, espaço da especificidade desta pesquisa, que se deu de forma empírica. Conclui-se que a reforma do ensino médio no Maranhão seguiu as orientações da política nacional de educação; sem contraposições e contou com a parceria do “terceiro setor”, este assessor das reformas estaduais, ainda no estado do Maranhão, esta encontra-se em processo de implementação em algumas escolas chamadas escola piloto, para que seja implementada posteriormente em toda a rede, e que fundamentou-se também na Pedagogia das Competências como base de construção do documento do território maranhense para o ensino médio que ainda está em processo de consulta pública, tendo toda a sua base construção contrária ao pressuposto da formação humana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.