Este trabalho discute a importância das formações continuadas em serviço e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC´s) no âmbito da sala de aula. Tem como objetivo principal abordar aspectos relevantes do processo de formação contínua e as possibilidades de incremento dessas formações à luz das TIC´s. Entende-se que o processo de formação contínua, que se entende como um movimento realizado durante toda a vida profissional do docente, traz consigo o preceito de que não deve existir ruptura entre o tempo de aprender e de trabalhar. Para este artigo, tomamos como arcabouço teórico as contribuições de autores da área de formação de professores (BEHRENS, 2005, 2007; IMBERNÓN, 2009; GATTI, 2008) e documentos oficiais do ensino: PCN (1997,1998), ainda FAVA (2014) e RIBEIRO (2005) que tratam das questões pertinentes às TICs. A utilização de diversas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta que ressignifica o fazer docente é uma temática que vem despertando interesses e discussões na atualidade. É relevante ter a compreensão de que a formação continuada pode contribuir para construção de uma prática inovadora, ainda mais com uma boa utilização das TICs educacionais. Em um novo cenário de transformações e exigências sociais, as TICs podem tornar-se elementos fortificadores de um trabalho educacional que vislumbre um engajamento ativo por parte dos estudantes, considerando seus conhecimentos de mundo e suas potencialidades.