SILVA, Amanda Kelly Ferreira Da. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/88570>. Acesso em: 23/12/2024 13:39
A pesquisa buscou investigar como os livros didáticos se posicionam frente ao processo de ensino e aprendizagem e como estimulam os alunos no Ensino Fundamental I. Para tanto, foi selecionada uma coleção de livros didáticos avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e distribuído no município de Recife para o quadriênio de 2019 a 2022. Os aspectos analisados nos livros foram: a concepção de arte da coleção; a análise do conteúdo dos conjuntos de livros didáticos de ensino de arte; a proposta de ensino; compreensão da seleção de conteúdos e como contribuem para uma aprendizagem em arte nos anos iniciais; reflexão sobre as estratégias de ensino da arte ofertadas no livro didático; investigação sobre a concepção de ensino de arte no município de Recife e sua relação com o livro selecionado. O estudo buscou refletir sobre o papel do livro didático de arte com suas propostas de atividades enquanto referência para o trabalho de professores na escola, considerando as concepções de ensino de ensino pautadas nos referenciais nacionais. Esta pesquisa tem como principais referenciais teóricos BUNZEN (2005), SILVA e LEAL (2011) e CHARTIER (1998) por suas análises referentes aos livros didáticos e também por terem como foco em suas pesquisas os anos iniciais de escolarização. De um modo geral, os autores dos livros didáticos de arte aqui analisados, através da organização do livro, tentam assegurar aos estudantes o acesso às linguagens artísticas, contribuindo para formação intelectual e mais humanizada das crianças do 1º ao 5º ano.