Em meados da década de 1960, as pesquisas sobre juventudes no campo da Sociologia brasileira, influenciadas pelos trabalhos de Karl Mannheim, ganharam um maior destaque nas produções das Ciências Humanas e Sociais. Desde então, diversas reflexões que abrangem as juventudes foram fomentadas e amplamente difundidas, a exemplo da importância da escola como instituição sociocultural instigadora para as construções dos projetos de vida dos(as) estudantes. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a importância e as contribuições da disciplina de Projeto de Vida - implementada nas grades curriculares de ensino a partir da Lei Nº 13.415/2017 - para os(as) estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA I.P Matões, considerando os sentidos e significados produzidos por jovens, e destacar como as categorias escola/educação, trabalho e família aparecem e a importância que elas têm sobre o processo. Dessa forma, pretende-se contribuir com a ampliação das discussões acadêmicas sobre o tema e proporcionar à escola pesquisada, junto ao seu corpo gestor, docente e discente, uma reflexão mais ampla sobre a relevância da disciplina mencionada e como esta contribui para a transformação social de seus(suas) estudantes. A pesquisa em questão está sendo construída através de uma abordagem metodológica qualitativa, com análises bibliográficas, documentais e pesquisa de campo.