Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JUVENTUDES E PROJETO DE VIDA: REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Em meados da década de 1960, as pesquisas sobre juventudes no campo da Sociologia brasileira, influenciadas pelos trabalhos de Karl Mannheim, ganharam um maior destaque nas produções das Ciências Humanas e Sociais. Desde então, diversas reflexões que abrangem as juventudes foram fomentadas e amplamente difundidas, a exemplo da importância da escola como instituição sociocultural instigadora para as construções dos projetos de vida dos(as) estudantes. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a importância e as contribuições da disciplina de Projeto de Vida - implementada nas grades curriculares de ensino a partir da Lei Nº 13.415/2017 - para os(as) estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA I.P Matões, considerando os sentidos e significados produzidos por jovens, e destacar como as categorias escola/educação, trabalho e família aparecem e a importância que elas têm sobre o processo. Dessa forma, pretende-se contribuir com a ampliação das discussões acadêmicas sobre o tema e proporcionar à escola pesquisada, junto ao seu corpo gestor, docente e discente, uma reflexão mais ampla sobre a relevância da disciplina mencionada e como esta contribui para a transformação social de seus(suas) estudantes. A pesquisa em questão está sendo construída através de uma abordagem metodológica qualitativa, com análises bibliográficas, documentais e pesquisa de campo.

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