A presente pesquisa trata de uma revisão bibliográfica, com aporte teórico baseado nos autores: Bettelheim (2008), Corso e Corso (2006), Ariès (1981) e Costa (2007), com abordagem qualitativa, que tem por objetivo analisar os contos de fadas como uma ferramenta metodológica pra o ensino na educação infantil. Para isto, faz-se necessário compreender o contexto histórico que levou ao seu surgimento, assim como sua evolução e as transformações que ocorreram socialmente acerca das concepções de infância para se fazer necessária a produção de uma literatura especialmente voltada a esta faixa etária. Observando que os contos já fazem parte da vida da maioria das crianças e que utilizá-los em sala de aula, inserido nas práticas, podem se mostrar um facilitador do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que suas contribuições vão além de treinar leitura e escrita, mas abrem espaço para interpretação textual, desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, uma vez que proporciona para a criança um espaço de acolhimento, fazendo com que estes se identifiquem com os conflitos presentes na história e enxergue soluções cabíveis para os seus próprios, inspirados nas narrativas, promovendo assim autoconhecimento, exercício da imaginação e criatividade e o aprimoramento do pensamento crítico. Os contos de fadas abrem espaço para a imaginação, para o pensamento e a compreensão das emoções, possibilitando, assim, que a criança conheça a si mesma e ao mundo na qual está inserida.