Considerando as limitações dos métodos puramente tradicionais e expositivos nas aulas de anatomia e fisiologia humanas, foi pensada a necessidade de torna-las mais participativas, lúdicas e de interesse aos estudantes por meio de abordagens ativas de ensino. É apresentada aqui o resultado de uma intervenção realizada em quatro turmas de terceiro ano do ensino médio com o objetivo de avaliar a contribuição de diferentes métodos ativos de aprendizagem. Participaram das atividades 118 alunos por meio de uma sequência didática composta por sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e estudos de caso relacionados aos sistemas do corpo humano. Os resultados confirmam a percepção crescente de que metodologias ativas oferecem resultados satisfatórios no desempenho dos estudantes. As médias de acertos diferiram em cada uma das turmas antes e após a intervenção. Foi possível fazer com que os alunos desenvolvessem e explorassem características desejadas como autonomia, comunicação, maior interação entre seus pares e consequentemente um maior envolvimento e comprometimento com a disciplina. Práticas de aprendizagem ativas continuam ganhando destaque como substitutas ao modelo tradicional de ensino entretanto, pesquisas comparativas continuam sendo necessárias a fim de testar a efetividade dos métodos ativos em relação aos tradicionais, bem como identificar as lacunas na escolha, execução e avaliação de abordagens de ensino diferenciadas.