O presente artigo nos faz refletir sobre a importância de formações dos profissionais de Educação e a inclusão de pessoas com deficiência visual. Deste modo, relataremos sobre a experiência de formação profissional e pedagógica dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede municipal de Mesquita/RJ, participantes na formação e conclusão no curso que foi realizado no sistema Braille em interlocução no acompanhamento de alunos com deficiência visual e outras, demostrando conhecimento das técnicas e suas aplicações na aprendizagem desse público. O processo de formação dos professores e as práticas desenvolvidas durante curso promoveram o interesse a pesquisa, que foi o de formar profissionais aptos a conduzir os alunos com deficiência visual, baixa visão ou cegos sobre a importância do conhecimento do sistema Braille e sua aplicação através da atividade sensorial. Portanto, o propósito desse trabalho é demonstrar o relato de experiência das metodologias e métodos, resultados e discussões, obtidos no curso de Braille em consonância com a formação para professores e também de conscientizar a respeito da legislação e sua aplicação in loco, nos espaços da escola e sua comunidade. Assim, além do relato das experiências estabelecidos no presente artigo, utilizamos uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada e legislações vigentes no âmbito nacional.