A Desertificação é um assunto importante para a literatura que trata sobre a degradação das terras, debatida pela Organização Mundial das Nações Unidas - ONU, podendo ser compreendida e manifestada a partir de áreas áridas, semiáridas e subúmidas secas. De acordo com os levantamentos bibliográficos a região Nordeste do Brasil apresenta os efeitos da Desertificação. O estado do Rio Grande do Norte (RN),por exemplo, possui paisagens que expõem as consequências desse fenômeno natural e antrópico que ocorre com predominância na região do Seridó, sendo classificada como uma das áreas de ocorrência da desertificação mais grave. É importante identificar as formas de utilização dos recursos naturais e os sinais de desertificação, classificando os aspectos negativos da desertificação no solo e na flora. Esse artigo tem como objetivo analisar e elaborar propostas de educação ambiental no controle da Desertificação no município de Caicó-RN. Nesse sentido se faz necessário propor ações educativas para minimizar os impactos ambientais que são causados pelo processo de desertificação tais como capacitação em educação ambiental, mobilização da comunidade e educação ambiental no ensino formal. A metodologia é constituída pela revisão de literatura sobre tema: (Conti (1995), Dregne (1987), Garduño (1992), Goudie (1990), Medeiros (2004), Morais (2004) Nimer (1980;1988) e Vieira (2018). Os resultados apresentam algumas propostas iniciais sobre a educação ambiental em Caicó-RN, cidade diretamente afetada pelo fenômeno da desertificação.