PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89331 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2593 "inscrito_id" => 15090 "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) lançado pelas Capes em 2018, possibilitou a vivência teórico-prática de estudantes dos cursos de licenciatura com a docência e o cotidiano escolar. Durante a graduação essa experiência é oportuna para compreensão do trabalho docente que é envolvido por complexidades que requer a formação de professores para realizar a leitura dessa realidade. Este trabalho tem como objetivo relatar as possibilidades e os desafios vivenciados por uma residente durante 18 meses em uma Escola Militar a partir da participação no subprojeto Educação Física (SEF) da Universidade de Pernambuco. A estruturação do SEF em etapas denominadas de: ambientação, imersão, regência, avaliação e socialização, permitiram atuar com a comunidade escolar integralmente. As possibilidades em torno da vivência relacionaram-se à oportunidade de conhecer o campo de atuação profissional e materializar o ato pedagógico diante de apropriações de documentos, realização de planejamentos, sistematização dos saberes da cultura corporal de movimento, suporte de preceptores e docente orientadora e o desenvolvimento e a socialização da experiência formativa construída por dentro de uma política pública. Quanto aos desafios da experiência, destaca-se a disponibilidade fornecida pela escola de atuar apenas com o Ensino Fundamental II, o que dificultou a oportunidade de atuação nos demais segmentos da educação básica. Assim como planejar para a diversidade de estudantes que a escola abrange necessitou de um processo de adaptação contínuo, também reconhecemos como dificuldade a atuação com a prática hegemônica do conteúdo esporte, característica inerente ao contexto da Escola Militar, o que fez com que os outros conteúdos ficassem em detrimento quando comparado ao trato com esse. Logo, o PRP é uma iniciativa formativa que assume função social perante as significações, dicotomias e desafios da profissão docente, devendo auxiliar os futuros professores a refletirem criticamente sobre o seu campo de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15090_TB2593_01122022081256.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE KASSIA MACENA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "RAYANE FREITAS" "autor_email" => "rayanemacenafreitas@hotma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89331 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2593 "inscrito_id" => 15090 "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) lançado pelas Capes em 2018, possibilitou a vivência teórico-prática de estudantes dos cursos de licenciatura com a docência e o cotidiano escolar. Durante a graduação essa experiência é oportuna para compreensão do trabalho docente que é envolvido por complexidades que requer a formação de professores para realizar a leitura dessa realidade. Este trabalho tem como objetivo relatar as possibilidades e os desafios vivenciados por uma residente durante 18 meses em uma Escola Militar a partir da participação no subprojeto Educação Física (SEF) da Universidade de Pernambuco. A estruturação do SEF em etapas denominadas de: ambientação, imersão, regência, avaliação e socialização, permitiram atuar com a comunidade escolar integralmente. As possibilidades em torno da vivência relacionaram-se à oportunidade de conhecer o campo de atuação profissional e materializar o ato pedagógico diante de apropriações de documentos, realização de planejamentos, sistematização dos saberes da cultura corporal de movimento, suporte de preceptores e docente orientadora e o desenvolvimento e a socialização da experiência formativa construída por dentro de uma política pública. Quanto aos desafios da experiência, destaca-se a disponibilidade fornecida pela escola de atuar apenas com o Ensino Fundamental II, o que dificultou a oportunidade de atuação nos demais segmentos da educação básica. Assim como planejar para a diversidade de estudantes que a escola abrange necessitou de um processo de adaptação contínuo, também reconhecemos como dificuldade a atuação com a prática hegemônica do conteúdo esporte, característica inerente ao contexto da Escola Militar, o que fez com que os outros conteúdos ficassem em detrimento quando comparado ao trato com esse. Logo, o PRP é uma iniciativa formativa que assume função social perante as significações, dicotomias e desafios da profissão docente, devendo auxiliar os futuros professores a refletirem criticamente sobre o seu campo de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15090_TB2593_01122022081256.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE KASSIA MACENA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "RAYANE FREITAS" "autor_email" => "rayanemacenafreitas@hotma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }