Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROBLEMAS GRAFO-FONOLÓGICOS NA ESCOLA PÓS-PANDEMIA: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E INTERVENÇÃO

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Os documentos norteadores da Educação Básica afirmam que, ao ingressarem nas séries finais do Ensino Fundamental, os estudantes já devem dominar as regularidades mais elementares da língua, tais como: emprego de “ss” entre vogais; emprego de “ç” antes das vogais “a, o, u”; emprego de “m” antes de “p” e ‘b”, emprego da letra “r” para marcar o infinitivo, entre outras. Percebe-se, porém, que muitas vezes, alguns estudantes além de não consolidarem essa aprendizagem no Ensino Fundamental, acabam concluindo o Ensino Médio sem que haja uma evolução significativa nessa área. Tal problemática, tornou-se mais grave e evidente no retorno às aulas presenciais após as restrições mais severas da pandemia de COVID-19. O que tem levado a escola a repensar o que já requiria um maior cuidado. A fim de colaborar com a prática docente, nessa perspectiva, o presente trabalho traz uma proposta de ensino centrada do Ciclo de Ensino e Aprendizagem(MARTIN;ROSE , 2008) ;(BUZEN, 2003) e (FUZER; CABRAL, 2014), proposta didática vinculada à teoria Linguística Sistêmico-Funcional. Tal proposta, visa envolver o estudante com todo o processo de construção de um gênero textual e coloca-lo em contato com questões funcionais e estruturais que o regem. Dessa forma, ao estudar um gênero dentro de um Ciclo, o estudante perpassa pela leitura e escrita com a possibilidade de refletir sobre a língua e tornar-se um leitor e escritor mais proficiente.

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