Os documentos norteadores da Educação Básica afirmam que, ao ingressarem nas séries finais do Ensino Fundamental, os estudantes já devem dominar as regularidades mais elementares da língua, tais como: emprego de “ss” entre vogais; emprego de “ç” antes das vogais “a, o, u”; emprego de “m” antes de “p” e ‘b”, emprego da letra “r” para marcar o infinitivo, entre outras. Percebe-se, porém, que muitas vezes, alguns estudantes além de não consolidarem essa aprendizagem no Ensino Fundamental, acabam concluindo o Ensino Médio sem que haja uma evolução significativa nessa área. Tal problemática, tornou-se mais grave e evidente no retorno às aulas presenciais após as restrições mais severas da pandemia de COVID-19. O que tem levado a escola a repensar o que já requiria um maior cuidado. A fim de colaborar com a prática docente, nessa perspectiva, o presente trabalho traz uma proposta de ensino centrada do Ciclo de Ensino e Aprendizagem(MARTIN;ROSE , 2008) ;(BUZEN, 2003) e (FUZER; CABRAL, 2014), proposta didática vinculada à teoria Linguística Sistêmico-Funcional. Tal proposta, visa envolver o estudante com todo o processo de construção de um gênero textual e coloca-lo em contato com questões funcionais e estruturais que o regem. Dessa forma, ao estudar um gênero dentro de um Ciclo, o estudante perpassa pela leitura e escrita com a possibilidade de refletir sobre a língua e tornar-se um leitor e escritor mais proficiente.