Apesar do método tradicional de ensino ainda ser o mais empregado nas aulas de Matemática, a aplicação de outras metodologias ajuda a diversificar o ambiente de aprendizagem. A utilização de jogos no ensino da matemática, além de trazer tal diversidade, apresenta aplicações divertidas para o aluno que se sente desafiado e, consequentemente, o mantém motivado durante a aquisição de conhecimento. Tendo isso em vista, um dos recursos didático pedagógico que pode ser utilizado em sala de aula é o jogo senha. Esse jogo consiste em um desafio entre dois participantes: o desafiante e o desafiado. Nesse caso, o primeiro escolhe uma senha de quatro cores distintas dentre seis disponíveis e então o desafiado busca acertar, através de chutes, a senha em questão enquanto recebe informações sobre o quão certo está o seu chute, vencendo o desafio ao acertar a senha correta de forma ordenada e dentro da quantidade predefinida de chutes, caso contrário, o vitorioso é o desafiante. Dessa forma, no presente trabalho, oriundo de uma atividade do Grupo PET Matemática e Estatística – UFCG, buscamos desenvolver métodos para abordar a análise combinatória no ensino básico por meio da observação de casos no jogo senha, apresentando situações-problema que proporcionem também resoluções de forma dedutiva.