DESAFIOS NO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE O PERÍODO REMOTO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89673 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2993 "inscrito_id" => 15176 "titulo" => "DESAFIOS NO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE O PERÍODO REMOTO" "resumo" => "O ensino remoto surgiu como uma alternativa para continuar as aulas em virtude da pandemia de SARS-coV-2 que pegou de surpresa o mundo. Desta maneira, ocorreu uma saída do modelo presencial em março de 2020 para o sistema de aulas síncronas e assíncronas realizadas nas casas dos docentes e discentes através da internet. Neste sentido, este artigo busca compreender o ensino-aprendizagem de Química naquele período, através de dados qualitativos produzidos em dois momentos: o primeiro na disciplina Estágio Supervisionado I do Instituto Federal de Sergipe e o segundo durante as aulas do ‘’Colégio Hoje’’ em Aracaju/SE. Assim, o novo contexto educacional foi observado, bem como, as relações interpessoais que estão sendo desenvolvidas no ambiente virtual, buscando compreender o porquê os professores e alunos acabam ficando sobrecarregados nessa nova metodologia de aprendizagem. O principal referencial teórico-metodológico foi o livro Redes e Paredes da autora Paula Sibilia e Geração Superficial do autor Nicholas Carr. Em síntese, o ensino remoto apresentou desvantagens e vantagens no ensino-aprendizagem dos educandos. Portanto, como alternativa de superar as lacunas geradas pelo ensino remoto, utilizou-se um recurso tecnológico bastante atrativo e lúdico, o Wordwall, para exercitar o conteúdo de funções oxigenadas com a gamificação via Google Meet. Por fim, foi aplicado um formulário Google com perguntas subjetivas com o intuito de verificar a efetividade da metodologia empregada e o engajamento em sala de aula virtual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15176_TB2993_01122022211252.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL LUIS BARROS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL BARROS" "autor_email" => "prof.rafaelbbarros@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89673 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2993 "inscrito_id" => 15176 "titulo" => "DESAFIOS NO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE O PERÍODO REMOTO" "resumo" => "O ensino remoto surgiu como uma alternativa para continuar as aulas em virtude da pandemia de SARS-coV-2 que pegou de surpresa o mundo. Desta maneira, ocorreu uma saída do modelo presencial em março de 2020 para o sistema de aulas síncronas e assíncronas realizadas nas casas dos docentes e discentes através da internet. Neste sentido, este artigo busca compreender o ensino-aprendizagem de Química naquele período, através de dados qualitativos produzidos em dois momentos: o primeiro na disciplina Estágio Supervisionado I do Instituto Federal de Sergipe e o segundo durante as aulas do ‘’Colégio Hoje’’ em Aracaju/SE. Assim, o novo contexto educacional foi observado, bem como, as relações interpessoais que estão sendo desenvolvidas no ambiente virtual, buscando compreender o porquê os professores e alunos acabam ficando sobrecarregados nessa nova metodologia de aprendizagem. O principal referencial teórico-metodológico foi o livro Redes e Paredes da autora Paula Sibilia e Geração Superficial do autor Nicholas Carr. Em síntese, o ensino remoto apresentou desvantagens e vantagens no ensino-aprendizagem dos educandos. Portanto, como alternativa de superar as lacunas geradas pelo ensino remoto, utilizou-se um recurso tecnológico bastante atrativo e lúdico, o Wordwall, para exercitar o conteúdo de funções oxigenadas com a gamificação via Google Meet. Por fim, foi aplicado um formulário Google com perguntas subjetivas com o intuito de verificar a efetividade da metodologia empregada e o engajamento em sala de aula virtual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15176_TB2993_01122022211252.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL LUIS BARROS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL BARROS" "autor_email" => "prof.rafaelbbarros@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }