Esta pesquisa de campo teve como objetivo geral pontuar alguns indicadores formativos referentes ao processo de ensino-aprendizagem da educação de jovens e adultos tomando como referência seus desafios e possibilidades em uma escola de rede pública da Bahia. Seus objetivos específicos classificam-se por refletir o processo histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na contemporaneidade, detectar as principais dificuldades encontradas pelos alunos e professores que estão inseridos nessa modalidade de ensino, identificar as principais causas de abandono do Aluno EJA e identificar parcerias que possam contribuir com a melhoria na educação de jovens e adultos. Utilizou-se a metodologia da pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica e estudo de caso para averiguação dos resultados. Acredita-se que para alcançar tais objetivos é necessário que cada escola defina seu currículo, pensar e construir coletivamente seus projetos didáticos que traduzidos em ações de visibilidade as necessidades e as aspirações dos educadores contextualizando, assim o mundo do trabalho e a vida cidadã inerente ao universo multicultural dos jovens e adultos. É a partir dessa perspectiva, da escuta e da concepção de espaços que possibilitem aos sujeitos uma inserção social produtiva, que gostaríamos de refletir de modo mais específico sobre esse fenômeno chamado evasão escolar.