Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOMETRIA FRACTAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Desenvolver habilidades do Pensamento Computacional na Educação Básica, especificamente na área de Matemática, apresenta-se como um desafio para os professores brasileiros com a recente aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Uma abordagem possível é desenvolver o Pensamento Computacional através de atividades baseadas na resolução de problemas matemáticos. Nesse contexto, pesquisas recentes apontam que habilidades do Pensamento Computacional são estimuladas a partir da adoção de diferentes estratégias para construção de fractais utilizando o software GeoGebra. Nesta perspectiva, apresentamos o relato de experiência de um curso ministrado para formação inicial e continuada de professores de Matemática visando capacitá-los para produção de atividades que associem conteúdos matemáticos para construção de fractais clássicos com apoio do software GeoGebra e que concomitantemente desenvolva competências do Pensamento Computacional. Os resultados indicam que ao trabalhar com fractais o professor pode explorar diversos conteúdos matemáticos como formas, objetos e fenômenos da natureza presentes no dia a dia. Além disso, o apoio do software GeoGebra para construção de fractais possibilita ao professor propor atividades em que os alunos construam o seu conhecimento com e sobre o uso dessa tecnologia, dado que o GeoGebra facilita a visualização, interpretação, raciocínio e comunicação durante o desenvolvimento das atividades, despertando nos estudantes senso de investigação, criatividade e curiosidade, além de estimular habilidades do Pensamento Computacional.

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