A prática pedagógica no ensino de matemática é discutida neste estudo desenvolvido a partir da questão problema: Quais são as características da prática pedagógica descritas por professoras que ensinam matemática nos anos iniciais em escolas públicas municipais de Picos – PI? No encalço dessa questão, delineamos como objetivo refletir sobre as características da prática pedagógica no ensino de matemática nos anos iniciais em escolas municipais de Picos - Piauí. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido a partir da aplicação de um questionário misto para 4(quatro) professoras de matemática dos anos iniciais, tendo na análise de conteúdo os subsídios para o tratamento dos achados. O referencial teórico sustenta-se nas contribuições dos autores Fiorentini (1998), Ribeiro (2018), Sousa (2010), Lopes (2018), Brito (2006), Brito (2007), Imbernón (2010), Zeichner (2003), Pimenta (1999) e Gomes (2002)., dentre outros. O ensino de matemática por professores polivalentes é bastante desafiador, dentre as professoras que participaram deste estudo umas possuem muitos anos de experiência e outras são recém-formadas, nos possibilitando conhecer diferentes realidades deste ensino. A discussão sobre esta temática permanece ativa, desta forma, é importante destacar a contribuição deste trabalho em futuras pesquisas, pois este estudo contém apenas algumas reflexões sobre a prática pedagógica de professores e constitui-se em desejo dos pesquisadores de alargar o campo de investigação em educação matemática.