O Pensamento Computacional (PC) é uma abordagem que pode ser utilizada como estratégia para nortear a aplicação da Metodologia de Resolução de Problemas. É um pensamento analítico e estruturado por um conjunto de competências, a saber, coleta de dados, análise de dados, representação de dados, decomposição, abstração, algoritmos, automação, paralelização e simulação. A partir daí, foi-se percebido que essas competências se assemelham com as que são necessárias para estudar Matemática, podendo ser aplicados ao conteúdo da disciplina, tanto da educação básica, como da educação superior. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo principal apresentar os tópicos introdutórios do Pensamento Computacional e produzir problemas fundamentados nessa teoria. Ademais, esses problemas foram elaborados pensando nos anos iniciais do Ensino Fundamental II, de forma que pudessem ser explorados em uma sala de aula do 7º ano. Também foi analisado uma prova de matemática, no qual, para algumas questões foram feitas sugestões de modificações, de modo a enriquecê-las no PC, além do desenvolvimento de listas de exercícios. Esse trabalho foi desenvolvido através de uma iniciação cientifica do Grupo PET Matemática e Estatística – UFCG, buscando esclarecer sobre o Pensamento Computacional e como ele pode ser utilizado com a metodologia da Resolução de Problemas na Matemática, além de como ele pode contribuir para um melhor desempenho dos alunos.