O processo de ensino-aprendizagem do letramento literário na escola amplia as habilidades cognitivas dos discentes no sentido de lidar com as especificidades de uma leitura plurissignificativa oriunda dos textos literários. É em contato com o texto literário que o estudante irá se deparar com uma leitura simbólica, rica em sentidos e que, consequentemente, proporcionar-lhe-á uma maior interação com a leitura. Assim, é necessário planejar variados propósitos de incentivo à prática leitora de modo que os estudantes enxerguem as duas práticas como algo prazeroso e estimulante contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do aprendiz no tocante a ampliar a sua capacidade leitora de maneira sistemática. Nesta perspectiva, pode-se aliar leitura e escrita com as tecnologias inseridas no mundo atual, destacando aqui a robótica, que pode estimular o lúdico, a criatividade e o prazer em aprender favorecendo efetivamente a aprendizagem. Partindo desse pressuposto, este artigo viabiliza apresentar um relato do contato dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade do Recife/PE, com a leitura aliada ao uso da robótica de encaixe com o intuito de desenvolver atividades relacionadas ao componente curricular de Língua Portuguesa enfatizando o gênero textual Poema, de forma prazerosa e lúdica. A partir das montagens de protótipos com blocos de encaixe e conceitos introdutórios de robótica, trabalhou-se poemas com temas relacionados aos artefatos desenvolvidos, culminando com a produção de um poema de autoria do estudante e socialização com os colegas.