POTENCIALIDADES E DESAFIOS EVIDENCIADOS POR DISCENTES DE UM CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO NA DISCIPLINA ESTUDOS ORIENTADOS REALIZADA DE FORMA REMOTA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90405 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4030 "inscrito_id" => 14512 "titulo" => "POTENCIALIDADES E DESAFIOS EVIDENCIADOS POR DISCENTES DE UM CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO NA DISCIPLINA ESTUDOS ORIENTADOS REALIZADA DE FORMA REMOTA" "resumo" => "Neste estudo objetivamos compreender potencialidades e desafios evidenciados por discentes de um curso de Mestrado na disciplina “Estudos Orientados” que foi realizada de forma remota. Essa disciplina é ofertada semestralmente aos discentes do curso e é ministrada pelos docentes orientadores de Dissertação. Numa perspectiva qualitativa, este trabalho situa-se como relato de experiência e caracteriza-se como um estudo de campo (GIL, 2002). As experiências aqui relatadas são de dois discentes das turmas de 2020 e de 2021. Os resultados evidenciam como potencialidades a metodologia utilizada pelo professor que permitiu aos discentes refletir criticamente sobre a pesquisa a ser desenvolvida na Dissertação, sobretudo devido à produção individual de um diário de formação. Dentre as demais atividades desenvolvidas são mencionadas: reuniões virtuais mediadas pelo professor por meio da Plataforma Google Meet; momentos coletivos de escuta e partilha, no qual os discentes puderam discorrer e ouvir os colegas da turma sobre seus estudos; produção de artigos com mestrandos de outros Programas de Pós-Graduação; diálogo com docentes (convidados pelo professor orientador) do curso e de outros departamentos da instituição que participaram de alguns encontros. No que se refere às dificuldades: a falta de contato pessoal e conexão ruim da internet que fragilizaram a participação de discentes em algumas ocasiões. Em relação aos desafios, a instituição de ensino poderia ter desenvolvido ações para viabilizar e garantir o acesso e a participação dos discentes nas aulas, como fornecer chips com acesso à internet de qualidade para os alunos. É possível evidenciar com suporte nos estudos da disciplina citada que a experiência e as reflexões delineadas na interação professor-aluno, bem como as potencialidades suscitaram a importância dos diários de formação como meio de avaliação e sobretudo de formação e autoformação e como um exercício para aprimoramento da escrita acadêmica, fator positivo para o desenvolvimento da escrita dissertativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14512_TB4030_19112022190235.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ESTER" "autor_email" => "dinahnascimento@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90405 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4030 "inscrito_id" => 14512 "titulo" => "POTENCIALIDADES E DESAFIOS EVIDENCIADOS POR DISCENTES DE UM CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO NA DISCIPLINA ESTUDOS ORIENTADOS REALIZADA DE FORMA REMOTA" "resumo" => "Neste estudo objetivamos compreender potencialidades e desafios evidenciados por discentes de um curso de Mestrado na disciplina “Estudos Orientados” que foi realizada de forma remota. Essa disciplina é ofertada semestralmente aos discentes do curso e é ministrada pelos docentes orientadores de Dissertação. Numa perspectiva qualitativa, este trabalho situa-se como relato de experiência e caracteriza-se como um estudo de campo (GIL, 2002). As experiências aqui relatadas são de dois discentes das turmas de 2020 e de 2021. Os resultados evidenciam como potencialidades a metodologia utilizada pelo professor que permitiu aos discentes refletir criticamente sobre a pesquisa a ser desenvolvida na Dissertação, sobretudo devido à produção individual de um diário de formação. Dentre as demais atividades desenvolvidas são mencionadas: reuniões virtuais mediadas pelo professor por meio da Plataforma Google Meet; momentos coletivos de escuta e partilha, no qual os discentes puderam discorrer e ouvir os colegas da turma sobre seus estudos; produção de artigos com mestrandos de outros Programas de Pós-Graduação; diálogo com docentes (convidados pelo professor orientador) do curso e de outros departamentos da instituição que participaram de alguns encontros. No que se refere às dificuldades: a falta de contato pessoal e conexão ruim da internet que fragilizaram a participação de discentes em algumas ocasiões. Em relação aos desafios, a instituição de ensino poderia ter desenvolvido ações para viabilizar e garantir o acesso e a participação dos discentes nas aulas, como fornecer chips com acesso à internet de qualidade para os alunos. É possível evidenciar com suporte nos estudos da disciplina citada que a experiência e as reflexões delineadas na interação professor-aluno, bem como as potencialidades suscitaram a importância dos diários de formação como meio de avaliação e sobretudo de formação e autoformação e como um exercício para aprimoramento da escrita acadêmica, fator positivo para o desenvolvimento da escrita dissertativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14512_TB4030_19112022190235.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ESTER" "autor_email" => "dinahnascimento@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }