Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POTENCIALIDADES E DESAFIOS EVIDENCIADOS POR DISCENTES DE UM CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO NA DISCIPLINA ESTUDOS ORIENTADOS REALIZADA DE FORMA REMOTA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90405
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4030
    "inscrito_id" => 14512
    "titulo" => "POTENCIALIDADES E DESAFIOS EVIDENCIADOS POR DISCENTES DE UM CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO NA DISCIPLINA ESTUDOS ORIENTADOS REALIZADA DE FORMA REMOTA"
    "resumo" => "Neste estudo objetivamos compreender potencialidades e desafios evidenciados por discentes de um curso de Mestrado na disciplina “Estudos Orientados” que foi realizada de forma remota. Essa disciplina é ofertada semestralmente aos discentes do curso e é ministrada pelos docentes orientadores de Dissertação. Numa perspectiva qualitativa, este trabalho situa-se como relato de experiência e caracteriza-se como um estudo de campo (GIL, 2002). As experiências aqui relatadas são de dois discentes das turmas de 2020 e de 2021. Os resultados evidenciam como potencialidades a metodologia utilizada pelo professor que permitiu aos discentes refletir criticamente sobre a pesquisa a ser desenvolvida na Dissertação, sobretudo devido à produção individual de um diário de formação. Dentre as demais atividades desenvolvidas são mencionadas: reuniões virtuais mediadas pelo professor por meio da Plataforma Google Meet; momentos coletivos de escuta e partilha, no qual os discentes puderam discorrer e ouvir os colegas da turma sobre seus estudos; produção de artigos com mestrandos de outros Programas de Pós-Graduação; diálogo com docentes (convidados pelo professor orientador) do curso e de outros departamentos da instituição que participaram de alguns encontros. No que se refere às dificuldades: a falta de contato pessoal e conexão ruim da internet que fragilizaram a participação de discentes em algumas ocasiões. Em relação aos desafios, a instituição de ensino poderia ter desenvolvido ações para viabilizar e garantir o acesso e a participação dos discentes nas aulas, como fornecer chips com acesso à internet de qualidade para os alunos. É possível evidenciar com suporte nos estudos da disciplina citada que a experiência e as reflexões delineadas na interação professor-aluno, bem como as potencialidades suscitaram a importância dos diários de formação como meio de avaliação e sobretudo de formação e autoformação e como um exercício para aprimoramento da escrita acadêmica, fator positivo para o desenvolvimento da escrita dissertativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14512_TB4030_19112022190235.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ESTER"
    "autor_email" => "dinahnascimento@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90405
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4030
    "inscrito_id" => 14512
    "titulo" => "POTENCIALIDADES E DESAFIOS EVIDENCIADOS POR DISCENTES DE UM CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO NA DISCIPLINA ESTUDOS ORIENTADOS REALIZADA DE FORMA REMOTA"
    "resumo" => "Neste estudo objetivamos compreender potencialidades e desafios evidenciados por discentes de um curso de Mestrado na disciplina “Estudos Orientados” que foi realizada de forma remota. Essa disciplina é ofertada semestralmente aos discentes do curso e é ministrada pelos docentes orientadores de Dissertação. Numa perspectiva qualitativa, este trabalho situa-se como relato de experiência e caracteriza-se como um estudo de campo (GIL, 2002). As experiências aqui relatadas são de dois discentes das turmas de 2020 e de 2021. Os resultados evidenciam como potencialidades a metodologia utilizada pelo professor que permitiu aos discentes refletir criticamente sobre a pesquisa a ser desenvolvida na Dissertação, sobretudo devido à produção individual de um diário de formação. Dentre as demais atividades desenvolvidas são mencionadas: reuniões virtuais mediadas pelo professor por meio da Plataforma Google Meet; momentos coletivos de escuta e partilha, no qual os discentes puderam discorrer e ouvir os colegas da turma sobre seus estudos; produção de artigos com mestrandos de outros Programas de Pós-Graduação; diálogo com docentes (convidados pelo professor orientador) do curso e de outros departamentos da instituição que participaram de alguns encontros. No que se refere às dificuldades: a falta de contato pessoal e conexão ruim da internet que fragilizaram a participação de discentes em algumas ocasiões. Em relação aos desafios, a instituição de ensino poderia ter desenvolvido ações para viabilizar e garantir o acesso e a participação dos discentes nas aulas, como fornecer chips com acesso à internet de qualidade para os alunos. É possível evidenciar com suporte nos estudos da disciplina citada que a experiência e as reflexões delineadas na interação professor-aluno, bem como as potencialidades suscitaram a importância dos diários de formação como meio de avaliação e sobretudo de formação e autoformação e como um exercício para aprimoramento da escrita acadêmica, fator positivo para o desenvolvimento da escrita dissertativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14512_TB4030_19112022190235.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ESTER"
    "autor_email" => "dinahnascimento@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Neste estudo objetivamos compreender potencialidades e desafios evidenciados por discentes de um curso de Mestrado na disciplina “Estudos Orientados” que foi realizada de forma remota. Essa disciplina é ofertada semestralmente aos discentes do curso e é ministrada pelos docentes orientadores de Dissertação. Numa perspectiva qualitativa, este trabalho situa-se como relato de experiência e caracteriza-se como um estudo de campo (GIL, 2002). As experiências aqui relatadas são de dois discentes das turmas de 2020 e de 2021. Os resultados evidenciam como potencialidades a metodologia utilizada pelo professor que permitiu aos discentes refletir criticamente sobre a pesquisa a ser desenvolvida na Dissertação, sobretudo devido à produção individual de um diário de formação. Dentre as demais atividades desenvolvidas são mencionadas: reuniões virtuais mediadas pelo professor por meio da Plataforma Google Meet; momentos coletivos de escuta e partilha, no qual os discentes puderam discorrer e ouvir os colegas da turma sobre seus estudos; produção de artigos com mestrandos de outros Programas de Pós-Graduação; diálogo com docentes (convidados pelo professor orientador) do curso e de outros departamentos da instituição que participaram de alguns encontros. No que se refere às dificuldades: a falta de contato pessoal e conexão ruim da internet que fragilizaram a participação de discentes em algumas ocasiões. Em relação aos desafios, a instituição de ensino poderia ter desenvolvido ações para viabilizar e garantir o acesso e a participação dos discentes nas aulas, como fornecer chips com acesso à internet de qualidade para os alunos. É possível evidenciar com suporte nos estudos da disciplina citada que a experiência e as reflexões delineadas na interação professor-aluno, bem como as potencialidades suscitaram a importância dos diários de formação como meio de avaliação e sobretudo de formação e autoformação e como um exercício para aprimoramento da escrita acadêmica, fator positivo para o desenvolvimento da escrita dissertativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.