O presente estudo busca revelar os fenômenos intrínsecos às habilidades comunicativas e as dificuldades de compreensão e interpretação textual do estudante, demonstra ainda elementos como a leitura e escrita dentro de um contexto que traduz elementos que denotam estas como subsídios importantes para ampliação do conhecimento escolar. Trata de uma pesquisa de natureza bibliográfica de abordagem qualitativa que se desenvolveu por meio da análise de trabalhos e pesquisas já desenvolvidas por autores que abordam o tema em estudo, procurou-se, analisar a leitura como um instrumento de aquisição do conhecimento, no âmbito educacional, investigando fenômenos das práticas que envolvem o processo educativo, bem como, buscou identificar os principais aspectos intrínsecos à compreensão textual do alunado. Os resultados atestaram que o domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva destes na sociedade, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende seus pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, assim como, produz conhecimento. Portanto, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos que são necessários ao o exercício da cidadania, pois esta, se constitui direito fundamental de todos.