Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES NO FORMATO ASSÍNCRONO EM IPOJUCA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo relata a experiência de implementação do formato Assíncrono na Formação Continuada de Professores no município de Ipojuca/PE. Partindo-se da hipótese de que a formação inicial docente não se revela suficiente para dar conta das especificidades educacionais, e considerando que os docentes do município que já exercem o magistério, em sua grande maioria com mais de um vínculo, não têm disponibilidade para cumprir sua jornada de trabalho referente às aulas atividades e, entre elas, as formações continuadas. Surgiu a necessidade de elaborar uma formação de professores em rede – assíncrona, idealizada pela Gerência de Formação Continuada – GEFOC. Assim, respaldados no método da pesquisa-ação, que visa promover uma mudança (ação) e a compreensão de um problema, com vistas a sua solução, a pesquisa também contou com estudos e análise bibliográfica vinculados a processos formativos, tecnologia e educação, além do embasamento dos documentos oficiais da Secretaria de Educação do Ipojuca - SEDUC. Dentre os principais desdobramentos alcançados pelo estudo, observa-se um significativo aumento da participação docente em todas as etapas e modalidades formativas. Os processos formativos, por serem assíncronos, têm possibilitado um maior envolvimento docente com as novas tecnologias educacionais. Em contato com aplicativos, jogos, sites, revistas eletrônicas, vídeos, podcasts, fóruns de discussão dentre outros, terá mais facilidade em utilizar as ferramentas digitais apresentadas nas formações em sua prática pedagógica.

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